Call Center é o principal canal para orientações sobre a Covid-19

A ligação é gratuita e funciona diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 23h

O Call Center, criado no início da pandemia, ainda é a melhor e principal referência da Covid-19 em Guarapuava. Mas é preciso entender que o Call Center é muito mais que uma central telefônica, por onde devem passar todos os casos suspeitos.

Todo sintoma gripal ou similar, inclusive sinusite/rinite, precisa ser tratado como potencial caso de Covid. Ao primeiro sinal de que algo não está bem (cansaço extremo, dor no corpo, febre, dor de cabeça), a suspeita deve ser relatada ao Call Center. A ligação é gratuita e funciona diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 8h às 23h.

Através do número 0800 642 0019 deve ser relatado o sintoma. A pessoa será atendida por um membro da equipe, composta por profissionais de saúde de diversas áreas, que atuam no sistema de plantão e que de hábito seguem os passos necessários para a partir daquele momento, monitorar o caso.

Além das informações pessoais e histórico clínico da pessoa, a equipe orienta com as primeiras providências de isolamento e como deve ocorrer o tratamento a partir do primeiro contato. Também é agendada uma equipe para coleta de exames levando em conta a data do início dos primeiros sintomas.

A partir daí, o atendimento é feito em rede. O Call Center recebe a demanda inicial e a distribui conforme a necessidade de cada caso: UBS, UPAS, atendimento imediato e encaminhamento para internação, conforme cada caso.

Dra. Suelen Boroski, coordenadora do Call, chama atenção para a necessidade de isolamento, mesmo antes da chegada do resultado do exame. “O que não deve ser feito e tem sido muito comum entre os contaminados, onde há criança, a primeira providência é tirá-la de casa, mandando para a casa dos avós, o que aumenta o círculo de contaminação do vírus. Mesmo quando o acompanhamento pode ser feito com o paciente em casa, ele deve se manter isolado da família, mas sempre com orientação de um profissional do Call Center”, diz a médica.

Esse paciente passa a ter todos os seus dados numa planilha, e assim, a UBS e a equipe do Call Center, tem atualizado todo o quadro clínico. As informações são feitas através de conversa rotineira por telefone.

Além do 0800 642 0019, para relatos de primeiro procedimento o Call Center também atende pelos celulares (42) 9825 9154 e (42) 98425 9641, mas apenas para casos positivados.

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