Assembleia Legislativa realiza aulão online preparatório para o Enem na terça (27)

Seguidos todas as recomendações sanitárias, as aulas serão remotas e os alunos poderão acompanhar tudo ao vivo pela TV Assembleia e pela internet

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na próxima terça-feira (27), a partir das 8h30, realizará mais um aulão preparatório do Projeto Assembleia no Enem.

Essa iniciativa visa contribuir para o processo de aprendizagem dos alunos paranaenses, que tiveram suas rotinas de estudo afetadas pela pandemia da covid-19 e que, em breve, prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

“Nós acreditamos na educação e é por isso que abrimos esse espaço para contribuir com a formação dos nossos jovens”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB). O primeiro secretário do Legislativo, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), complementa que “esta ação demonstra o respeito do Poder Legislativo do Paraná pela educação e, principalmente, pelos jovens”.

Seguindo os protocolos sanitários, infelizmente, nesta a edição, não será possível reunir os alunos no Plenário do Legislativo. Nas seis edições anteriores do aulão, mais de 4 mil estudantes acompanharam presencialmente as aulas. 

Dessa vez, os professores da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Educacional Eureka irão ministrar aulas online que serão transmitidas ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net), pelo site da Assembleia (assembleia.pr.leg.br) e também pelas redes sociais oficiais do Legislativo. No site do Projeto Assembleia no Enem (assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem) os alunos também terão acesso ao novo caderno de exercícios.

TEMAS

Durante o aulão, os professores irão abordar as áreas de conhecimento exigidas nas provas do Enem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens, que estão previstas para serem aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. A iniciativa também conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação de Curitiba da Secretaria de Estado da Educação.

PROJETO

O “Assembleia no Enem” começou em 2015, quando a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná passou a exibir na TV Assembleia videoaulas com os professores do Instituto Educacional Eureka. 

A parceria deu resultados tão positivos que no ano seguinte as aulas deixaram de ser exclusivamente por vídeo e passaram a lotar o Plenário do Legislativo em aulões inéditos. Também foram distribuídos 3 mil cadernos de exercícios com questões de provas anteriores do Enem.

Novas videoaulas foram produzidas, além de programas com dicas valiosas para quem está na reta final da preparação para as provas. Todo esse conteúdo está disponível no site do projeto.

Ainda dentro da proposta do projeto, em 2016, foi realizado o 1º Concurso de Redação da Assembleia Legislativa do Paraná que mobilizou 50 mil estudantes de 132 escolas estaduais de Curitiba. (Reportagem: Assessoria, com edição).