Aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 segue normalmente em Guarapuava

Neste momento estão sendo aplicadas as segundas doses para idosos com idade igual ou superior a 75 anos. Para receber o imunizante, basta levar a carteirinha onde consta a primeira vacinação

10.720 idosos com mais de 68 anos já receberam até nesta quarta-feira (31) a primeira dose da vacina em Guarapuava. A Campanha Guarapuava Imunizada, agora, aguarda o recebimento de novo lotes de vacina que devem ser enviados pelo Governo Federal para continuar o trabalho. Porém, idosos que já tomaram a primeira dose devem procurar a Central de Vacinação para tomar a segunda dose, conforme o período indicado na carteirinha do idoso.

O calendário para tomar a segunda dose segue os prazos recomendados pelos laboratórios: 25 dias após receber a primeira dose da Coronavac e 90 dias após receber a primeira dose da vacina produzida pela parceria Oxford/Astrazêneca.

Neste momento estão sendo aplicadas as segundas doses para idosos com idade igual ou superior a 75 anos. Para receber o imunizante, basta levar a carteirinha onde consta a primeira vacinação.

“Na hora de tomar a vacina nossos aplicadores já anotam na Carteirinha de Vacinação o prazo para tomar a segunda dose, conforme o laboratório. A segunda dose é reservada pela Secretaria Estadual de Saúde e, na medida em que chega a Guarapuava, iniciamos imediatamente a aplicação.”, explicou Hiagor Silva, Chefe da Vigilância Epidemiológica e um dos coordenadores da campanha Guarapuava Imunizada.

CUIDADOS

A estimativa é que somente após quinze dias da aplicação da segunda dose, o organismo cria a imunidade esperada para combater o vírus. “Nesse intervalo de tempo é fundamental manter o distanciamento social e todos os outros cuidados.”, complementa Hiagor. As chances de desenvolver sintomas graves da doença, segundo estudos apresentados, são menores quando a pessoa está vacinada.

No entanto, enquanto perdurar a pandemia deve-se manter as medidas de higiene e proteção.