Albergue Frederico Ozanam e SOS recebem verduras produzidas por detentos na PEG UP

Segundo o diretor da unidade, Paulo Bilek, a ação faz parte do projeto “Cultivando Cidadania”

Um dos projetos desenvolvidos na Penitenciária Estadual de Guarapuava (PEG/UP) é a produção de verduras em uma horta no terreno da unidade. O cultivo, que é realizado pelos detentos, já deu resultado e os produtos já foram entregues a instituições sem fins lucrativos. 

De acordo com o diretor da PEG/UP, Paulo Bilek, o objetivo é usar a produção de verduras na penitenciária para atender também aos servidores e visitantes dos internos. Em relação às instituições, o albergue Frederico Ozanam e o Serviços de Obras Sociais Airton Heinish (SOS) foram os beneficiados. Os dois realizam o trabalho de acolhimento de pessoas em Guarapuava. “O albergue sempre acolhe internos nossos que são de outras cidades e que ao sair não tem como ir no mesmo dia para sua cidade”, explica. A entrega será realizada uma vez na semana.

Foto: PEG UP

A ação faz parte do projeto “Cultivando Cidadania” executado na PEG/UP e conta com o auxílio material do Conselho da Comunidade de Guarapuava e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Conforme Paulo, o Deppen Guarapuava vem se destacando na política de boas práticas no tratamento penal, priorizando a reinserção social e a segurança da população.

Vale lembrar que os internos também trabalham com costura e confeccionaram materiais como máscaras para delegacias, lençóis e jalecos descartáveis para hospitais e outros itens na pandemia de Covid-19.

Outro projeto que está em execução dá apoio a causa animal. O diretor Paulo Bilek conseguiu a doação de compensados junto aos empresários de Guarapuava e os detentos passaram a produzir casinhas que são destinadas às entidades que atuam no resgate e cuidado de animais.d

Deixe um comentário