Agentes de saúde de Guarapuava participam de curso sobre combate à dengue

erca de 50 pessoas participaram do curso que foi dividido em duas fases para contemplar todos os agentes de saúde do município. A próxima etapa ocorrerá no dia 19 de maio, quarta-feira, também no Cedeteg

Nesta quinta-feira (12 mai 2022), a Vigilância Ambiental em Saúde da prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), realizou uma capacitação para os agentes comunitários em saúde, com o intuito de intensificar o combate à dengue. O evento foi no Cedeteg. Cerca de 50 pessoas participaram do curso que foi dividido em duas fases para contemplar todos os agentes de saúde do município. A próxima etapa ocorrerá no dia 19 de maio, quarta-feira, também no Cedeteg.

Durante o evento, houve o lançamento do ebook “Dengue – Guia para agentes comunitários de saúde”. A obra, que será disponibilizada gratuitamente, foi escrita por onze professoras da área de enfermagem da Unicentro, com revisão técnica de Suzana Souza e do médico Hiagor Silva. O trabalho discorre, de forma didática, interativa e divertida sobre os cuidados que cada um deve ter para eliminar os focos de aedes aegypti, o mosquito causador da dengue. Jogos interativos, dinâmica de grupo e respostas aos questionamentos fizeram parte do curso.

A diretora da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Suzana de Souza, que ministrou uma palestra, contou que a adesão foi muito boa por parte dos agentes de saúde que se aperfeiçoaram ainda mais no combate à preocupante endemia de dengue. “Eu falei sobre o instrumento de eliminação de criadouros e os locais onde esses focos podem ser encontrados. Reforçamos sobre os cuidados dentro de casa e no entorno das residências. Esse curso é extremamente importante para os agentes de saúde que podem reforçar o combate ao mosquito no dia a dia de sua profissão. Dividimos o curso em duas etapas, para facilitar a participação dos agentes. Neste primeiro momento, pessoas de 11 Unidades de Saúde estiveram presentes. Na próxima semana, os agentes das outras unidades receberão o treinamento”, discorreu Suzana.

A professora Elisabeth Nascimento Lira, uma das autoras da obra, contou que o livro eletrônico de 31 páginas foi escrito, revisado e editado em apenas 15 dias. Ela pontua que, por ser um assunto urgente, não havia tempo a perder. “Como o assunto é muito urgente, cada uma das professoras se desdobrou no trabalho e escreveu sua parte do livro. A obra é resultado deste trabalho em conjunto. Depois, o material passou por uma revisão técnica na Secretaria de Saúde de Guarapuava. Os agentes que participaram desta primeira etapa do curso demonstraram muito interesse e fizeram perguntas. Eles são fundamentais no combate à dengue, porque vão até a casa das pessoas e conhecem de perto cada realidade”, sublinhou a professora.

O e-book “Dengue – Guia para agentes comunitários de saúde” é de acesso gratuito e você pode baixar o material clicando AQUI.

AUTORAS

Fizeram parte da criação, escrita e revisão da obra as seguintes professoras:

Carine Teles Sangaleti

Dannyele Cristina da Silva

Eliane Pedrozo de Moraes

Elisabeth Nascimento Lira

Fátima Martinez Slomp

Gabriella Andrade Boska

Iria Barbara de Oliveira

Kátia Pereira de Barbosa

Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante

Tatiane Baratieri

Vanessa Ferreira de Lima

REVISÃO TÉCNICA

Suzana de Souza

Hiagor Silva