‘A Informação salva vidas’ é o tema da campanha Setembro Amarelo Guarapuava

Alinhada com a Associação Brasileira de Psiquiatria, a Rádio T, com o apoio de diversas entidades guarapuavanas, chama atenção para o mês de prevenção ao suicídio

“A informação salva vidas” é o slogan do projeto que tem realizado ações em diversos locais da cidade para levar conhecimento à população por meio dos veículos de comunicação e entidades parceiras.

“Acreditamos que a informação é a melhor forma de ajudar a diminuir esse problema. Falar sobre o suicídio é quebrar um tabu. Precisamos entender como identificar sinais de alerta que podem evoluir para o suicídio e compreender que a nossa saúde mental precisa estar bem para ajudar os outros”, comentou a comunicadora Mônica Cordova.

Diversos veículos de comunicação aderiram a campanha e abriram espaço para que representantes das instituições participantes sejam recebidos pela imprensa.

BLITZ 

Uma das ações do “Setembro Amarelo Guarapuava – A Informação salva vidas” será a blitz educativa do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM). 

A ação será nesta sexta-feira (10) em dois horários: das 10h às 11h30 e das 13h às 15h30, ambas saindo do 16º BPM. O objetivo da blitz será a distribuição de materiais informativos para os motoristas e alertar para o tema. 

ILUMINAÇÃO

Dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Nessa data, todas as entidades participantes da campanha “Setembro Amarelo Guarapuava – A Informação salva vidas” estão convidados a iluminar suas fachadas com a cor amarela em alusão a essa data. A intenção é chamar a atenção para o tema e demonstrar apoio à campanha.

MESA REDONDA

Dia 24 de setembro, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, será realizada uma mesa redonda com a presença do presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria e representantes das entidades envolvidas.

A campanha “Setembro Amarelo Guarapuava – A Informação salva vidas” é uma iniciativa da Rádio T e da a Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ) e tem apoio das seguintes entidades: 16º Batalhão de Polícia Militar, 2° Grupamento de Bombeiros – Guarapuava, 26º Grupo de Artilharia de Campanha, Associação Brasileira de Odontologia – Regional Guarapuava (ABO), Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Câmara Municipal de Guarapuava, CCBEU Guarapuava, Central Cultura de Comunicação, Centro Universitário Campo Real, Centro Universitário Uniguairacá, Colégio Lobo, Gmais Notícias, Guarapuava Salvando Vidas (GSV), Hemocentro Guarapuava, Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, Instituto Virmond, Lojas Maçônicas, Núcleo Regional de Ensino, OAB – Subseção de Guarapuava, Portal RSN, Prefeitura Municipal de Guarapuava, Rádio 92 FM, Rádio Difusora, Rádio Massa, Rotary Club de Guarapuava Lagoa, Shopping Cidade dos Lagos, Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava (Sindusmadeiras), Sindicato Rural de Guarapuava, Unicentro, Unimed Guarapuava e Jornal Correio do Cidadão.