Quatro homens morrem em confronto com a PM em Guarapuava e Laranjeiras do Sul

Durante a ação foram apreendida grande quantidade de droga e cigarros contrabandeados, além de armas de fogo que estavam com os indivíduos

Em ação na Operação Pronta Resposta VII realizada pelas equipes de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e Choque, na quinta-feira (23), o 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu uma grande quantidade de entorpecentes, cigarros contrabandeados e armas de fogo em Guarapuava e Laranjeiras do Sul. Quatros homens acabaram mortos em confronto com a polícia.

De acordo com a Polícia Militar (PM), as equipes realizavam um bloqueio e abordagem no trevo do distrito de Palmeirinha, na PR 466, quando dois carros, duas GM/ Montanas, invadiram o bloqueio, avançando em alta velocidade e jogando o veículo em direção aos policiais. De acordo com o 16º BPM,  foi  iniciado acompanhamento tático com sinais sonoros e luminosos, mas um dos veículos conseguiu fugir, porém, uma das Montanas veio na contramão e um homem desceu do carro e realizou disparos contra a equipe policial.

Segundo a polícia, houve confronto e o homem (28 anos) acabou morrendo. “Momento que foi visualizado um GM Agile parado em atitude suspeita, realizado abordagem sendo localizado mais uma carga de cigarros na carroceria, e o condutor identificado como masculino, 25 anos o qual estava armado com um revólver cal. 38 sem marca aparente”, informa o 16º BPM. 

Com apoio da equipe do Choque, os policiais do 16ºBPM iniciaram diligências para localizar o segundo veículo GM/Montana que havia fugido. Durante patrulhamento pela área rural de Guarapuava, na localidade distrito Atalaia, a equipe visualizou um veículo nas mesmas características. “Quando verbalizado um masculino  saiu de trás da porta e sacou uma arma de fogo vindo a apontar para a equipe, sendo revidada a injusta agressão, após cessado a ameaça efetuado aproximação tática, visualizado que o indivíduo apresentava sinais vitais, sendo assim desarmado este e acionado socorro médico que esteve no local e constatou que o indivíduo já não possuía mais sinais vitais”, informa o relatório.

No carro do sujeito (39 anos) a polícia encontrou diversas caixas de cigarros contrabandeados, um rádio comunicador e um celular danificado. Além disso, foi apreendido um revólver cal. 32 e o condutor acabou preso. No total, a ação policial em Guarapuava culminou com  a apreensão de 47.060 maços de cigarros contrabandeados. 

Foto: PM

LARANJEIRAS DO SUL

De acordo com o 16º BPM, por volta das 18h15, em operação no município de Laranjeiras do Sul, a equipe foi parada em via pública e informada de que dois indivíduos (26 anos e 35 anos) estariam ameaçando moradores locais, portando armas de fogo e acusando-os sobre possíveis denúncias. 

Quando os policiais chegaram no local os sujeitos saíram correndo, momento em que os agentes deram voz de abordagem. Conforme a PM, um deles estava com uma arma de fogo em punho e iniciou disparos em direção aos policiais, sendo revidado pelos agentes, momento em que o segundo sujeito também iniciou disparos, mas acabou confrontado pelas equipes. 

O relatório policial aponta que os dois homens foram atingidos e uma equipe do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) foi acionada, no entanto, os dois acabaram em óbito. Na casa a polícia percebeu um forte odor de maconha e com ajuda de um cão farejador localizou 11,800 kg de maconha divididos em 18 tabletes. Dois revólveres cal. 32 foram apreendidos no local.

Foto: PM