Prefeitura de Guarapuava participa da Operação Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) da Polícia Militar
Ação teve o intuito de verificar o funcionamento correto dos estabelecimentos comerciais, com o intuito de coibir o crime em geral
Na noite desta sexta-feira (14), equipes de órgãos e departamentos da Prefeitura de Guarapuava participaram da Operação Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) no município.
A ação foi coordenada pelo 16º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná (16°BPM) e percorreu vários bairros da cidade, com o objetivo de verificar o funcionamento adequado dos estabelecimentos comerciais por meio de abordagens às pessoas, a fim de coibir o crime em geral.
“Qualquer operação que reúna diversos órgãos competentes é importante, pois realiza uma fiscalização completa e verifica todas as situações que podem afetar a vida dos cidadãos dentro do contexto da segurança pública”, destacou o capitão do 16°BPM, Fábio Zarpelon.
De acordo com o relatório da operação do 16º Batalhão de Polícia Militar, foram vistoriados 10 estabelecimentos comerciais, sendo 1 fechado e 6 multados, além de 19 veículos abordados, 3 veiculos recolhidos e 197 pessoas abordadas, sem nenhuma prisão. Também foi registrado um BOU (Boletim de Ocorrência Unificado), por fornecer bebidas alcoólicas a menores de idade.
“A vigilância sanitária é um órgão que mantém contato direto com bares e restaurantes da cidade. A importância da fiscalização é tentar reduzir os riscos para a população, garantindo que não consumam alimentos impróprios ou frequentem estabelecimentos sem licença sanitária e demais documentos necessários para o funcionamento”, afirmou o técnico da Vigilância Sanitária, Altair Angelo dos Santos.
Além da Polícia Militar, participaram da operação o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Ambiental, Secretarias Municipais de Finanças, do Meio Ambiente e de Trânsito e Transportes, além da Vigilância Sanitária, Fiscalização Geral e do PROCON do município.