Polícia Federal deflagra quarta fase da Operação Volante contra o “Novo Cangaço”
Mandados judiciais estão sendo cumpridos em cidades do Paraná e de São Paulo. O objetivo é desarticular a organização criminosa interestadual especializada em assaltos a bancos e base de valores
Nesta quinta-feira (23/6), a Polícia Federal e a Polícia Militar do Estado do Paraná, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, deflagraram a quarta fase da operação policial denominada “volante”, com a finalidade de desarticular organização criminosa interestadual especializada em assaltos a bancos e base de valores, cujas ações são conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”.
Aproximadamente 40 policiais federais e 30 policiais militares cumprem 11 mandados judiciais, sendo 7 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de coleta de material genético nas cidades São José dos Pinhais (PR), Pinhais (PR), Taboão da Serra (SP), Carapicuíba(SP), Cotia(SP) e Itatiba (SP). Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa e Vara Criminal da Comarca de Nova Esperança (PR).
O nome Volante faz alusão à força policial que era enviada, entre os anos de 1920 e 1930, ao sertão com a finalidade de conter o avanço do cangaço.