PM apreende arma após descobrir corte de árvores nativas no distrito do Guairacá

Segundo o BO, a região faz parte de uma Área de Preservação Ambiental (APA)

A Polícia Militar (PM) de Guarapuava foi acionada na manhã desta terça-feira (28) no distrito do Guairacá. A Patrulha Rural recebeu informação de que uma propriedade havia sido invadida e que estava sendo alvo de crimes ambientais.

O relatório da PM aponta que o local faz parte de uma Área de Preservação Ambiental (APA) e que foi constatado o corte de imbuia, pinheiro e cedro, “as quais já estavam desdobradas com utilização de motosserra em pranchas, mourões e vigas”.

Em contato com um homem (46 anos), que havia construído um barraco na propriedade, ele relatou que comprou cerca de oito alqueires há dois meses, e que o responsável pelo corte de árvores nativas seria o antigo proprietário.

Com o homem a PM encontrou uma espingarda calibre .40, com uma bolsa com nove munições calibre .38 e três cartuchos .40, sendo um deflagrado. Também foi localizada uma motosserra, que “provavelmente possa estar sendo utilizada para desmatamento no local”.

O BO aponta que o homem foi levado para procedimentos na Polícia Judiciária e que o antigo proprietário (43 anos) foi localizado também no Guairacá. Ele afirmou ser o responsável pelo desmatamento na área e também quem loteou e vendeu o terreno.

“[…] apresentando alguns documentos dizendo ser a área de sua posse, porém tais documentos não são autenticados nem tão pouco possuem validade para venda da área, sendo apenas croquis de medições realizadas no local”, completa a PM.

Deixe um comentário