Patrulha Maria da Penha tem nova viatura para atender às mulheres

Conquista atende a um pedido da Procuradora da Mulher, Vereadora Bruna Spitzner, e da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran. Destinação do veículo foi viabilizada pelo Governo do Estado

A Patrulha Maria da Penha, que atua no 16º BPM (Batalhão da Polícia Militar), em Guarapuava pode contar, a partir de hoje, com mais uma ferramenta para o atendimento às mulheres em situação de violência, em Guarapuava e Região. Foi entregue na tarde desta quinta-feira (20 de julho), uma viatura nova para reforçar as ações de enfrentamento. O veículo foi repassado ao Comando da PM pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, com intermédio da Secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte.

“Com o coração muito feliz, entendo esse ato simbólico como a proposta do Governo Estadual sendo executada: a política pública chegando à população que precisa no Paraná. A Polícia mantém a paz e ordem, por isso, esse repasse é uma demonstração pequena do que é nossa função: servir. Houve um esforço para que essa viatura estivesse aqui hoje, através de muitas parcerias. Guarapuava é a única cidade do interior do Estado a receber esse veículo e não poderia ser diferente, já que é referência nas políticas públicas para as mulheres no Paraná”, comemorou a Secretária de Estado Leandre.

O envio de uma nova viatura para os serviços da Patrulha Maria da Penha em Guarapuava atendeu a um pedido feito, de forma conjunta, pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava, através da Vereadora Bruna Spitzner, e pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, através da secretária, Priscila Schran. Após o anúncio do repasse de veículos do Governo Federal, através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II), as lideranças municipais oficiaram o Estado, formalizando a solicitação.

“Quando falamos do atendimento às mulheres em situação de violência precisamos de profissionais qualificados, comprometidos com a luta e, também, de estrutura de trabalho. Foi com essa ciência que oficializamos o pedido ao Estado. Com esse veículo, temos certeza que a estrutura de atuação da Patrulha em nossa cidade será fortalecida, ou seja, é um investimento que trará reforço para nossos profissionais e, lá na ponta, para as mulheres que serão atendidas”, enfatizou a vereadora e procuradora da Mulher, Bruna.

Para a secretária municipal, Priscila Schran, a dedicação conjunta de muitas lideranças tornou a entrega possível. “Nossa Patrulha é a primeira do Paraná e sei que essa ferramenta tornará muito mais efetivo o trabalho da linha de frente de atendimento às mulheres de nossa região, que já é referência. A segurança no cumprimento das medidas protetivas quem traz é a Polícia e sei que a qualidade do trabalho será ainda maior a partir desse investimento. Fico feliz que a união de esforços tenha alcançado esse resultado positivo e, com certeza, transformador”, ponderou.

Foto: Assessoria

O prefeito em exercício, Samuel Ribas de Abreu, avaliou a chegada do investimento como “uma conquista emblemática para Guarapuava, que teve lideranças que foram atrás de investimentos e que hoje são atendidos. O Governo do Estado está olhando para nossa cidade e, sem dúvidas, a viatura vai melhorar ainda mais esse trabalho da Patrulha”.

A deputada estadual Cristina Silvestri, também prestigiou a entrega e ressaltou que a escolha de Guarapuava para receber tal investimento, sela com grande êxito para o Município e para toda a região, as ações em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, data instituída através de uma lei de sua autoria.

“Esse investimento mostra um olhar sensível do Governo em atender nossa necessidade porque quem está no enfrentamento à violência precisa de ferramentas para trabalhar. Sabemos da luta que foi para conquistar a primeira viatura que tivemos há alguns anos atrás e, com esse veículo novo, sabemos que teremos ainda mais eficiência no trabalho de segurança e apoio às nossas mulheres”, avaliou.

ATUAÇÃO

Conforme o comandante do 16º BPM, Flávio Vicente Ferraz, o veículo próprio para esse trabalho será efetivo na qualificação dos serviços.

“Vamos aprimorar o trabalho dos nossos soldados que estão nas ruas diariamente trabalhando nesta luta e enfrentamento. Temos muita felicidade em ver esse momento acontecer, através de esforços de nossas lideranças políticas”, ressaltou.

Em Guarapuava, a Patrulha Maria da Penha do 16º BPM de Polícia Militar está em funcionamento desde 29 de agosto de 2018, atuando na fiscalização e acompanhamento de medidas protetivas de urgência na Comarca de Guarapuava, sendo parte integrante da Rede de Enfrentamento e prestando apoio ao CRAM (Centro de Referência no Atendimento à Mulher), nas situações de retirada de pertences e demais casos em que seja acionada.

A equipe, além de demandas administrativas, promoção de palestras e participação de projetos, já realizou visitas comunitárias para a fiscalização de medidas protetivas e, também, visitas preventivas a autores de violência doméstica. Somente em 2022 foram 496 atendimentos.

Deixe um comentário