Operação Ruído está de olho nas motocicletas

Em sua quarta semana de atividade, a Operação Ruído ocorre em toda a área pertencente ao 4º Comando Regional (que compreende 64 municípios) da Polícia Militar, com o objetivo de verificar equipamentos de segurança e escapamentos em motocicletas, a fim de melhorar as condições de segurança viária e diminuir a poluição sonora provocada por escapamentos em desconformidade com a legislação.

Com o aumento significativo da frota destes veículos, conforme a PM, surgiram efeitos que mais afetam a população, de uma forma geral, os quais estão atrelados aos acidentes de trânsito e à perturbação do sossego e da tranquilidade, principalmente em áreas residenciais, próximo de escolas e hospitais, em decorrência do uso de escapamentos que produzem ruídos em desconformidade com a legislação de trânsito.

Também, com a alta demanda de serviços de entregas e tentativa de respostas em tempo rápido ao remetente, uma minoria de motocicletas acabam transgredindo as normas de segurança, incidindo em ilícitos, colocando suas vidas e da população em risco, completa a PM.

“Após um clamor público, solicitando medidas cabíveis para diminuição desses importunos, o 4º CRPM desencadeou a Operação nas suas 6 Unidades (1º BPM – sediado em Ponta Grossa, 16º BPM – sediado em Guarapuava, 26º BPM – sediado em Telêmaco Borba, 27º BPM – sediado em União da Vitória, 8ª CIPM – sediada em Irati e 10ª CIPM – sediada em Laranjeiras do Sul), compreendendo os 64 municípios. O aspecto fiscalizatório além de dar segurança, busca cuidar da saúde e da integridade de toda a população”, afirma corporação.

“Apesar de já estarmos na quarta semana de operação, os números de abordagens, verificação de irregularidades e autuações se mantiveram altos, mostrando a importância do tema e a necessidade de adotar-se medidas para mitigar tais condutas. Nesta semana, foram vistoriadas mais de 500 motocicletas e 19 delas foram recolhidas ao pátio, além disso, foram lavrados mais de 105 autos de infração de trânsito”, diz a PM.