Fiscalização fecha oito pontos comerciais e prende 20 pessoas no fim de semana

Os policiais militares e agentes fiscalizaram o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de atividades não essenciais, aglomeração de pessoas, não uso de máscara e outras infrações

De sexta-feira (19) até domingo (21), 20 pessoas foram encaminhadas para lavratura de termo circunstanciado, oito pontos comerciais foram fechados e 23 autuações administrativas lavradas. Este foi o resultado das ações das equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que fizeram mais uma operação neste final de semana para verificar o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19 na Capital.

As abordagens ocorreram em vários bairros de Curitiba em atendimento às denúncias de irregularidades feitas pelo 190, pelo aplicativo 190 PR, e também as que chegam diretamente à prefeitura. O trabalho foi reforçado depois do endurecimento das medidas devido à piora do quadro epidemiológico no Paraná e na Capital.

“Temos a colaboração das pessoas, a maior parte está nas suas casas se protegendo e respeitando a saúde de toda a população. Há um número pequeno de pessoas, se comparado com a população em geral, que ainda resiste às medidas e impede que alcancemos os 100% de prevenção. A Polícia Militar têm trabalhado para coibir essas ações de descumprimento do decreto estadual para que possam ter sua prevenção garantida”, disse a porta-voz da PM, capitão Esperança Minervini.

Os policiais militares e agentes fiscalizaram o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de atividades não essenciais, aglomeração de pessoas, não uso de máscara e outras infrações. Nos três dias de operação, as equipes fiscalizaram 51 pontos, dos quais 43 estavam fechados e oito, encontrados abertos irregularmente, foram fechados.

Dentre as abordagens feitas durante a operação, as equipes da Aifu abordaram uma distribuidora e tabacaria, cuja denúncia apontava que havia pessoas aglomeradas dentro do estabelecimento. No momento da ação foram constatadas pessoas sem máscara e, no total, foram feitas cinco autuações. Os policiais militares lavraram 15 termos circunstanciados a pessoas que infringiram introdução ou propagação de doença contagiosa.

O balanço da Aifu aponta que nos oito pontos encontrados abertos pelas equipes no fim de semana, havia 57 pessoas nos locais. Ao todo, foram lavrados cinco boletins de ocorrência (três de fato futuro, um de tráfico de drogas e um de apoio a outros órgãos). Também houve a apreensão de 14 essências de cigarro eletrônico, 41 essências de narguilé e quatro veículos recolhidos por irregularidades.

A Aifu também atendeu situações de tráfico de drogas durante a operação. Numa abordagem a veículo na noite de sábado (20), no bairro Guaíra, os policiais militares apreenderam 100 gramas de cocaína e nove gramas de maconha. Um rapaz de 25 anos acabou preso.

TORNEIO ILEGAL DE CÃES 

A Aifu também desmontou um torneio ilegal de cães durante uma abordagem no domingo (21), no bairro Atuba. O evento, denominado Game Dog, era de corrida entre pitbulls e promoveu uma aglomeração de 20 pessoas. Todas foram autuadas pelas equipes policiais e houve uma prisão por porte de drogas e outra por pichação.