Feriadão sem pressa para uma viagem tranquila

A pressa muitas vezes faz o condutor exagerar na velocidade e esse é um fator que aumenta a gravidade dos acidentes

O feriadão de Tiradentes começa nesta quinta-feira (21 abri 2022) e será mais uma oportunidade para descansar e viajar. Mas a pausa no trabalho e nos compromissos leva a mais veículos trafegando nas rodovias, o que deixa os usuários mais expostos aos riscos de acidentes.

A pressa muitas vezes faz o condutor exagerar na velocidade e esse é um fator que aumenta a gravidade dos acidentes. “Estudos mostram que quanto mais elevada a velocidade maior é a possibilidade de perda do controle do veículo, menor é o tempo disponível para reação e maior é a distância percorrida até a frenagem total”, explica o diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz Gustavo Campos. Ele afirma que os cuidados necessários em feriados são os mesmo de qualquer outro dia. “Medidas de segurança, como direção defensiva e respeito às leis de trânsito, devem ser tomadas em todos os deslocamentos para prevenir ou minimizar as consequências de acidentes”, reforça.

Campos ressalta que o excesso de velocidade é a causa de uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo mundo. Uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) atrela a fiscalização eletrônica à redução de 60% de óbitos e 30% de acidentes no trânsito. Daí a importância desses equipamentos também ao lembrar o motorista de tirar o “pé do acelerador”.