Com prisão de estelionatário, Polícia Civil evita prejuízo de R$ 100 mil 

Um homem foi detido na quarta-feira no Bairro dos Estados; segundo a polícia, o golpe envolvia um automóvel

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 14ª Subdivisão Policial (SDP), prendeu na quarta-feira (13) um homem suspeito de estelionato. A PCPR aponta que, no momento da prisão, ele estava aplicando um golpe de R$ 100 mil no Bairro dos Estados, em Guarapuava. 

De acordo com a 14ª SDP, um indivíduo estava fechando a compra de um veículo mediante um falso depósito bancário. O golpista marcou um encontro com a vítima via telefone para ver o automóvel, mas quem iria fazer o depósito bancário do valor seria o suposto pai.

“Após tratar dos detalhes, o indivíduo disse que iria ficar com o bem e imediatamente lhe enviou um comprovante de depósito feito em uma agência bancária no Rio Grande do Sul. Ocorre que o depósito era de um envelope vazio e, apesar de ter 24h para compensação do cheque, o saldo aparentava estar disponível na conta”, aponta a 14ª SDP em nota. 

A Polícia Civil alerta que, sem uma análise minuciosa, as vítimas desse golpe acabam transferindo o veículo e somente horas depois, ou no dia seguinte, percebem que o depósito foi estornado. 

“A vítima desse caso desconfiou e acionou a PCPR para verificação do caso. Os policiais monitoraram o indivíduo e o prenderam em flagrante delito pelo crime de estelionato”, citando que o golpista é um homem de 23 anos, do Rio Grande do Sul. 

GOLPE

Os estelionatários desse golpe verificam os anúncios de automóveis nas redes sociais e sites de classificados e fazem contato com possíveis vítimas. Após fechar a negociação, enviam um falso comprovante de depósito em agência bancária por meio de envelope vazio, dessa forma, em algumas instituições financeiras, o saldo aparenta estar disponível. 

As vítimas acabam realizando os procedimentos formais em despachantes e cartórios para transferência do veículo em nome do golpista. Imediatamente após a negociação, o bem é transferido e revendido para empresas que atuam no ramo de compra e venda de automóveis.

APREENSÕES

A PCPR apreendeu com o suspeito um aparelho de telefone celular, recibo de transferência do automóvel e cartões bancários.

“PCPR orienta aos vendedores de automóveis que desconfiem de compradores que se deslocam de outro Estado para comprar um automóvel de marca/modelo comum e verifiquem se o valor está realmente disponível na conta bancária. Se for o caso, faça contato com seu gerente de contas”, alerta a Polícia Civil. 

As investigações prosseguem para apurar outros envolvidos. O preso permanece custodiado na Cadeia Pública de Guarapuava à disposição da justiça.

***Assessoria e Redação

Deixe um comentário