Com aumento de 30% no policiamento, 16° BPM lança Operação Natal

De acordo com o comandante do 16° BPM, tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins, há uma demanda maior neste período devido ao aquecimento da economia – ocasionada pela injeção do 13° salário, horário estendido do comércio e férias

O 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM) lançou nesta segunda-feira (13), no calçadão da rua XV de Novembro, no Centro de Guarapuava, a Operação Natal. Trata-se de uma ação desenvolvida em todo o Paraná, visando justamente a maior movimentação do comércio nesta época do ano.

De acordo com o comandante do 16° BPM, tenente-coronel Joas Marcos Carneiro Lins, há uma demanda maior neste período devido ao aquecimento da economia – ocasionada pela injeção do 13° salário, horário estendido de atendimento e férias.

“Há necessidade de uma aplicação de um policiamento mais voltado para essas atividades, e nós estamos com um posicionamento mais de presença, de proximidade, onde podemos aplicar e propiciar segurança para as pessoas que estão circulando no comércio e até passeando na cidade”, afirmou em entrevista coletiva.

EFETIVO
Com o lançamento da Operação Natal, que começou às 14h desta sexta, é esperado um aumento de 30% do efetivo. “Tem o pessoal do administrativo que vai trabalhar, da escala extra e mais as equipes de Choque e de Trânsito, que vão fazer o recobrimento da área”, ressaltando que será seguido um planejamento estratégico.

O policiamento será voltado à abertura, desenvolvimento e fechamento do comércio, abrangendo o Centro, o bairro Cidade dos Lagos, parques e praças de Guarapuava, e um atendimento aos bairros com a Rádio Patrulha.

“O que será implementado é o policiamento de presença, de proximidade, voltado para o comércio e para o pessoal que está de férias”, disse.

Com o lançamento da Operação Natal, que começou às 14h desta sexta, é esperado um aumento de 30% do efetivo (Foto: Redação)

ORIENTAÇÕES
Perguntado sobre orientações aos guarapuavanos, o comandante do 16° BPM pontuou a importância de não ter pressa no momento das compras, não carregar dinheiro em espécie, não deixar itens de valor visíveis dentro de veículos e usar bolsas próximas ao corpo. Outra recomendação é não deixar a chave na ignição do automóvel.

“O marginal age na facilidade. Quanto mais você dificultar essa facilidade, ele não terá o acesso”, afirma Joas. “Nós contamos com a colaboração das pessoas”.

No caso de residências, para aqueles moradores que irão viajar, uma sugestão é comunicar um vizinho e manter um sistema de monitoramento.

“Nós estaremos com todo o nosso policiamento voltado para esse final e começo de ano, devido à ausência em suas residências. Nós pedimos encarecidamente que vocês cuidem também, que deixem janelas fechadas, que dificultem a ação do marginal”, acrescenta.

GOLPES
Joas também destacou a importância de os moradores “desconfiarem” de ações suspeitas, já que podem ser golpes, sobretudo neste período do ano.

“Nada é fácil, nada vem de graça. Desconfie, porque é golpe e você tem que ter essa sensibilidade”.

Deixe um comentário