Sede do Samu é inaugurada em Pitanga

De acordo com a Prefeitura, foram investidos R$280 mil na reforma e adequação do prédio que vai abrigar o Samu

A Prefeitura de Pitanga inaugurou a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta quinta-feira (23). A implantação da base dará agilidade ao atendimento, especialmente em questões de emergência, como traumas provocados por acidentes, infarto, AVC, queimaduras graves, entre outros. 

Conforme a Prefeitura, o Samu também garante a porta de entrada para o atendimento hospitalar, já que as instituições funcionarão em rede, integrando os serviços de Pitanga, Guarapuava, Prudentópolis, Laranjeiras do Sul e Pinhão.

O Samu, em Pitanga, está localizado no Alto da Colina, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) e conta com duas ambulâncias, sendo uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel e outra de suporte básico.

O investimento na reforma e adequação do prédio contou com recursos dos cofres municipais, na ordem de R$ 280 mil. Parte desse dinheiro partiu de emendas impositivas dos ex-vereadores Luiz Mattos e Osvaldo Krupek.

Nas redes sociais o prefeito Maicol destacou que a impalnatção do serviço no municipio é um sonho sendo realizado. “Uma importante obra que sonhamos desde 2017, onde assumimos Pitanga com uma saúde muito precária, sem estruturas e sem profissionais, e hoje entregamos uma estrutura completa para o nosso Samu”, afirmou.

Participaram da inauguração o deputado Alexandre Curi, o prefeito Maicol Callegari Barbosa, o vice Carlos Brandalise e a ex-secretária de Saúde Emilly Sakurai. A secretária de Saúde Jéssica Patrícia, vereadores e ex-vereadores, diretor do Hospital São Vicente de Paulo Dr Eduardo e os representantes do Conselho de Saúde João Paulo e Marilda Bello. Além deles, o coordenador do Samu, Dr Rodrigo, representante do Governo do Estado do Paraná, José Guilherme, a diretora executiva do consórcio de saúde CIS 5ªRS, Maria José Mandu Ribeiro Ribas e demais autoridades.

*Assessoria de Pitanga com edição