Pinhão passa a estruturar Unidades de Conservação do município

De acordo com a Prefeitura, foram adquiridas três áreas para preservação ambiental

Em 2021, Pinhão adquiriu três novas áreas para preservação ambiental, financiada por recursos do Estado que remunera os municípios que mantêm uma política de preservação ambiental.

O cuidado dessas áreas e a intitulação como Unidades de Conservação (UC) garante o recebimento do  Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico, sendo parte deste recurso destinado à saúde e à educação, e outra parte será investida na estruturação dessas áreas de preservação.

Conforme a Prefeitura, o Parque Natural Municipal Antônio Gugelmin foi criado com o intuito de receber a população em geral, mas principalmente exercer ações de educação ambiental com os alunos no município. Os munícipes poderão desfrutar de um dia agradável no parque, levar familiares e realizar atividades envolvendo o ecoturismo, com trilhas e informações que trarão a importância da preservação da natureza.

Já  a Reserva Biológica Municipal Albino Gugelmin foi criada com o objetivo de preservação integral de todos os seres vivos daquele ambiente, não sendo permitida a visitação pública nesta Unidade de Conservação. O local tem destinação apenas para fins de pesquisa científica ou em casos excepcionais de educação ambiental de acordo com o plano de manejo desta UC.

A Estação Ecológica Municipal Giuseppe Gugelmin, assim como a Reserva Biológica, não permite a visitação do público em geral. O objetivo é a plena preservação das características naturais do ambiente. A entrada na área segue as mesmas regras da reserva Albino Gugelmin.

Segundo a Prefeitura de Pinhão, a conservação destas áreas é de grande importância para manter preservadas as espécies de fauna e flora nativas da região, pois sem o contato com os seres humanos, os animais conseguem viver em harmonia e em um ambiente equilibrado.

Com o recurso do ICMS ecológico, esses espaços estarão cada vez mais estruturados, com capacidade de proteção das áreas de preservação integral e com uma estrutura de qualidade para receber visitantes no Parque Municipal.

***Com informações de assessoria

Deixe um comentário