Nova Tebas é o 1° município do Paraná a fornecer computador e internet para professores
Todos os educadores irão receber um notebook novo para trabalhar. Além do aparelho, a gestão municipal também proporcionará uma ajuda de custo para o custeio de pacote de internet
Durante a pandemia da Covid-19, muitas atividades tiveram que ser adaptadas e reinventadas. Novas rotinas, novas realidades, e entre elas, a Educação. Desde meados de março de 2020, professores, alunos e famílias precisaram reinventar o processo de ensino aprendizagem de forma que os alunos continuassem a se desenvolver da melhor maneira possível. E, mais do que nunca, com esse novo modelo de educação a utilização de aparelhos eletrônicos e da rede de internet se tornou essencial.
Segundo a secretária de Educação e Cultura de Nova Tebas, Suzana Borges, a questão da conexão e a falta de equipamentos sempre foi um problema. No período normal de aulas, os professores faziam o rodízio na utilização de equipamentos, mas, durante a pandemia, a dinâmica mudou, já que cada professor precisa de um computador para preparar a aula, organizar o material das apostilas e também para ministrar as aulas.
Levando em conta a realidade do município, em que nem metade dos professores possuíam computadores em casa, a Secretaria Municipal de Educação solicitou, junto ao Executivo, a criação de um projeto que beneficie o professor com um notebook e com uma ajuda para o custeio da internet.
O projeto “Professor Online” foi aprovado na Câmara pelos vereadores e a lei foi sancionada pelo prefeito Clodoaldo Fernandes. Assim, a partir da abertura do edital, os professores da rede municipal poderão se inscrever para fazer a aquisição de um computador ou notebook no valor de até R$ 2,5 mil e também para receber a ajuda de custo mensal no valor de R$ 50 para o custeio da internet residencial.
Para a secretária, o processo de ensino e aprendizagem está inserido no mundo digital e, consequentemente, depende da tecnologia e a utilização dessas ferramentas se tornam cada vez mais necessárias para o professor.
“Nosso objetivo é que esses aparelhos colaborem para uma educação ainda melhor, não só no período da pandemia, com as aulas online, mas que possam ser usados no dia a dia do profissional e consequentemente melhorando o sistema de ensino e aprendizagem dos alunos”, explica Suzana.
Para o prefeito Clodoaldo, investir em equipamentos para a educação é investir no futuro das crianças do município. “Nós queremos uma educação tecnológica, empreendedora e humanizada, assim os professores poderão ficar mais próximos dos alunos. A humanização também acontece no momento que proporcionamos aos professores o acesso à tecnologia e o acesso à internet. Nosso objetivo é que a educação de fato aconteça no modelo remoto e que nossas crianças continuem evoluindo dia após dia”, finaliza.