Nova Tebas anuncia construção de 30 casas populares
A Prefeitura destaca que serão investidos R$3 milhões; o recurso é de fruto de uma ação judicial que resultou na devolução de dinheiro público por parte de um ex-prefeito
O município de Nova Tebas fará um grande investimento no setor de habitação com a construção de 30 casas com recursos próprios. Segundo a Prefeitura, são aproximadamente R$ 3 milhões em investimento.
Entre as principais demandas da população frente a gestão municipal é a volta dos projetos de habitação. No entanto, alguns programas dessa área deixaram de ser viabilizados via recursos federais e estaduais.
Segundo a Prefeitura, pensando no bem estar das famílias novatebenses, o governo municipal decidiu colocar em prática o projeto de construção de casas para a população. O dinheiro é fruto de uma ação judicial que resultou na devolução de dinheiro público por parte de um ex-prefeito.
No ano de 2020 o município recebeu a restituição do valor de aproximadamente dois milhões, assim em comum acordo, o prefeito Clodoado Fernandes, o vice Pedro Lourenço, os vereadores e secretários municipais decidiram em aplicar o valor da devolução em um projeto que desse benefício diretamente à população.
“Temos um grande déficit de projetos de habitação e certamente a construção de casas para quem mais precisa fará a diferença na vida das pessoas”, afirmou o prefeito Clodoaldo.
Serão construídas 15 casas na cidade de Nova Tebas, 10 casas no distrito de Catuporanga e cinco no distrito de Poema. As casas terão 52m² de construção com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e varanda.Os imóveis serão construídos em espaços onde o município já possui terrenos.
MODELO
A política de distribuição, de seleção das famílias, está sendo construída em conjunto com a Assistência Social e priorizará atender as famílias que mais precisam. O projeto é focado em pessoas que não possuem casa, não possuem renda e que estejam em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura ressalta que o diferencial do projeto está na forma de funcionalidade, pois o município vai dar o direito de moradia para as pessoas e não a casa.
O prefeito Clodoaldo explica o porquê de escolher o modelo de cessão de uso ao invés de fazer a doação do imóvel. “Nós já tivemos experiências aqui no nosso município em que as pessoas ganharam casa e depois de um tempo acabam negociando o imóvel, trocando por carros, objetos e depois ficavam sem ter onde morar. Assim, a pessoa terá a garantia de residir no imóvel o tempo que precisar, caso ela melhore de vida, consiga construir sua própria outra família poderá usufruir dessa casa”, explica o Prefeito.
A Prefeitura licitou a obra e o prefeito já assinou o contrato com a empresa que irá realizar a construção. O tempo de execução da obra é de aproximadamente um ano e meio. A obra também trará oportunidade de empregos, já que a empresa ganhadora da licitação irá contratar mão de obra local.
*Assessoria Prefeitura de Nova Tebas com edição