CIS5 promove treinamento para novos servidores do Samu-Regional

O treinamento está ocorrendo de forma gradativa, mas ocorre desde julho

Entre os dias 1º e 4 de agosto, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Regional (CIS5), promove treinamento para novos servidores que irão atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)-Regional, nas bases das cidades de Guarapuava, Pinhão, Prudentópolis e Pitanga.

A diretora executiva do CIS5, Maria José Mandu Ribeiro Ribas, explica que o treinamento está sendo implementado desde julho e de forma gradativa. “À medida que os demais municípios que terão bases descentralizadas concluam as suas estruturas físicas, é chamado novos profissionais e ocorre a capacitação destes”, explicou Maria José. 

As bases do SAMU Regional serão descentralizadas e distribuídas em 11 municípios. Além de Guarapuava, haverá bases descentralizadas em Candói, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Prudentópolis, Pitanga, Rio Bonito do Iguaçu e Turvo. 

Os serviços do SAMU-Regional, em Guarapuava, já estão em funcionamento. As demais ambulâncias que se encontram no estacionamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), serão destinadas para as demais cidades que terão bases descentralizadas.

O treinamento ocorre na nova sede do AME, que fica na rua Brigadeiro Rocha no bairro Trianon. Aproximadamente 50 profissionais da área da saúde como médicos, socorristas e condutores devem passar pela capacitação.

*Secom/Pref. de Guarapuava com edição