Bacia do Rio Ivaí, em Turvo, recebe 115 mil peixes nativos nesta quinta-feira (23)

A ação faz parte do projeto Peixe Vivo do Estado do Paraná que deve atingir a meta de 2,6 milhões de peixes soltos

O Governo do Paraná  deve atingir amanhã (23) a meta de 2,6 milhões de peixes soltos com uma nova ação no Rio Ivaí, em Turvo. Serão soltos 115 mil peixes nativos pelo Projeto Rio Vivo. A ação é da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), através da Superintendência Geral de Pesca e Bacias Hidrográficas do Paraná (SDBHP).

Com essa soltura, o Rio Vivo atinge a meta do Governo do Estado de repovoar as Bacias Hidrográficas do Paraná com 2,615 milhões peixes nativos, de acordo com a Resolução nº 010/02021. Somente a Bacia do Rio Ivaí recebeu um total de 535 mil peixes.

O local definido para a soltura em Turvo está nas cabeceiras do Rio Ivaí e teve sua escolha definida através de critérios técnicos. A região apresenta dificuldades de acesso da população – característica que garante o isolamento e a proteção natural da ictiofauna, o que contribui para a sua relevância ecológica.

Outro fator determinante é que o Rio Ivaí foi o escolhido para ter em seu percurso um trecho de 200 km transformado em Reserva de Pesca Esportiva, segundo a Resolução Sedest nº 012/2022. O Projeto Rio Vivo visa a preservação da vida aquática nas 16 Bacias Hidrográficas do Estado.

SERVIÇO

Data: 23 de junho, quinta-feira.

Horário: 12 horas.

Local: Colônia Ivaí, no município de Turvo, entre os municípios de Prudentópolis e Cândido de Abreu