Unicentro realiza reunião com representantes de candidatos para apresentar regras de debate eleitoral
Debate tem data marcada para o dia 27 de setembro e conta com vagas limitadas
Na manhã desta quarta-feira (18), o Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) promoveu uma reunião com as assessorias dos candidatos à prefeitura de Guarapuava para esclarecer dúvidas e definir as regras do primeiro debate eleitoral, que acontecerá no final deste mês, promovido pelo departamento da universidade.
Intitulado “Debate entre Candidatos: Prefeitura de Guarapuava”, o encontro é uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Jornalismo da universidade, em colaboração com os estudantes do curso de Direito, com data marcada para o dia 27 de setembro, às 10h, no Auditório Francisco Contini, localizado no Campus Santa Cruz da Unicentro.
Com a presença de representantes dos quatro candidatos à prefeitura, cada assessoria recebeu um regulamento impresso, elaborado pelos estudantes da comunicação e respaldado pelo curso de Direito. O evento iniciou com a leitura do documento pelas alunas Maria Beatriz Comunello, Alice Ribeiro Rempel e Ana Clara Sá Gaspar, garantindo que todos os presentes estivessem informados sobre as regras que regerão a data.
Os assessores expressaram seu contentamento com a iniciativa da universidade, defendendo a ação como uma grande oportunidade para debater democraticamente os planos de governo e propostas eleitorais.
“É um prazer participar hoje do início de algo que há muito tempo não se faz aqui na universidade, que é um debate. No último debate, eu participei como acadêmico, e me lembro muito bem que não houve toda essa organização. Então, a universidade e os cursos de Direito e Jornalismo estão de parabéns”, pontua Hugo Garcia, assessor do candidato Samuel Ribas.
O representante do candidato Celso Goés, Antônio Carlos Martini Mino, também se mostrou contente com a ação da universidade, reafirmando a importância desse espaço de fala concedido aos candidatos. “Quero parabenizar a Unicentro e os acadêmicos por este momento democrático, onde os candidatos poderão expor suas propostas e ideias. São oportunidades ímpares que só um momento eleitoral e democrático permite”, afirma Antônio.
Seguindo a programação do evento, os estudantes de Jornalismo, Vittor Guimarães e Ana Julia Moreira, realizaram os sorteios de nomes para cada bloco do debate. Para finalizar o encontro, todos os representantes foram chamados para assinar o regulamento, reafirmando a responsabilidade com as regras estabelecidas pela organização, além de destacarem suas expectativas para a data.
“A gente espera um debate democrático onde todos os candidatos possam expor suas propostas, e que seja um debate positivo. Estamos contando com o público acadêmico” afirma, Márcio Brunsfeld.
“É muito importante ver vocês conduzindo a campanha em Guarapuava. Porque a Unicentro está dando as cartas, o curso de jornalismo está dando as cartas para um debate em Guarapuava. Isso é muito importante para a população, pois será por meio dessa ação que teremos um debate qualificado, com apresentação de propostas e planos de governo.” Eliane Bueno, representante do candidato Dr. Antenor.
Para uma das organizadoras do evento e professora do curso de Jornalismo, Renata Caleffi, a ação é uma grande oportunidade não apenas para os eleitores guarapuavanos, mas também para os estudantes envolvidos na organização. “Além de favorecer a democracia, o debate também mostra a importância da Unicentro para a cidade. Então a gente se colocar nesse circuito, nesse cenário, representa muito para a Unicentro, para o curso de comunicação e também para os alunos que vão acabar aprendendo muito na realização, é uma experiência única.” afirma, Renata.
Vale lembrar que após a reunião de ontem (18), os candidatos possuem 72 horas para confirmar ou não a presença no debate e, posteriormente, a organização irá divulgar para a imprensa e sociedade mais informações sobre a participação do público.
O DEBATE
Como o primeiro debate eleitoral entre os candidatos à prefeitura de Guarapuava deste ano, o evento será realizado sem qualquer viés político-partidário e seguirá todas as regras estabelecidas pela Resolução 23.610, do TSE, assegurando igualdade de tratamento entre os participantes e transparência no processo. Além disso, o debate contará com a análise dos estudantes do curso de Direito, que avaliarão os pedidos de direito de resposta durante todo o processo.
A ação visa fornecer aos eleitores uma oportunidade de conhecer melhor os candidatos, suas propostas e suas visões sobre temas importantes para a sociedade guarapuavana. Além disso, para viabilizar a participação do público no debate, os interessados poderão deixar perguntas ao se inscreverem, que acreditam serem pertinentes à discussão entre os candidatos.
Com número de vagas limitadas, as inscrições poderão ser feitas a partir da próxima semana, por meio de um link que será disponibilizado nas redes sociais da universidade. Embora o debate seja aberto ao público em geral, a participação da comunidade acadêmica (servidores, professores e estudantes) será priorizada.