Unicentro realiza debate entre candidatos a prefeito de Guarapuava

Evento não tem viés político-partidário e seguirá todas as regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), portanto haverá distribuição igualitária de temas, perguntas e tempo para respostas, réplicas e tréplicas

Os candidatos a prefeito de Guarapuava nestas eleições municipais de 2024 vão participar do debate promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O encontro, com direito a plateia, está programado para ocorrer na sexta-feira (27), a partir das 10h, no auditório Francisco Contini (campus Santa Cruz).

Segundo informações, os quatro prefeituráveis confirmaram presença: Celso Góes (Cidadania), Denilson Baitala (PL), Dr. Antenor (PT) e Samuel Ribas (União Brasil).

As inscrições abrem nesta quarta-feira (25), pelo perfil oficial do Departamento de Comunicação da Unicentro (Decs), no Instagram (@decsunicentro). Agentes universitários, docentes e discentes da Unicentro terão prioridade na reserva de vagas. No dia, serão proibidas gravações e fotos feitas pelo público, e o debate não será transmitido nas redes sociais.

Segundo o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, o debate é uma oportunidade de formação pedagógica e cidadã para os estudantes. “Um cidadão mais crítico, que vote mais consciente, sempre pensando no bem comum. Então, com certeza, debates como esse só vem fortalecer, não somente a comunidade acadêmica como também a interação entre a universidade e a sociedade”, afirma o reitor.

O evento não tem viés político-partidário e seguirá todas as regras previstas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), portanto haverá distribuição igualitária de temas, perguntas e tempo para respostas, réplicas e tréplicas. Além disso, as temáticas serão definidas previamente e informadas aos candidatos. O público também poderá participar enviando sugestões de perguntas no ato da inscrição. No último dia 18, representantes da campanha de todos os candidatos participaram de uma reunião para apresentação das regras específicas do debate.

ORGANIZAÇÃO
O evento está sendo integralmente organizado pelos estudantes de comunicação da Unicentro, matriculados nos segundo e terceiro anos do curso de Jornalismo.

A iniciativa foi proposta pelos professores André Justus e Renata Caleffi, responsáveis pela disciplina de Assessoria de Comunicação às duas turmas. Ao todo mais de trinta estudantes de comunicação estão diretamente envolvidos, além dos professores do Departamento de Comunicação da Unicentro (Decs).

EXPERIÊNCIA
Com o debate, os estudantes de comunicação, que organizam a atividade, têm a oportunidade de experienciar como é a prática da assessoria, tanto na organização de um evento de grande porte, quanto na atuação da equipe de assessoria dos candidatos.

Para a professora Renata, a experiência é única na trajetória acadêmica dos comunicadores, especialmente porque a próxima eleição para prefeitos ocorre apenas daqui a quatro anos. “As minhas expectativas são excelentes, acho que vai ser um momento de discussão de propostas, de apresentação de plano de governo e de mostrar como que esses candidatos a prefeito, que vão governar Guarapuava nos próximos quatro anos, estão preocupados com temas muito relevantes, como educação, saúde, meio ambiente, agricultura, entre outros”, disse Renata.

OPORTUNIDADE
Layse Nascimento, chefe do Decs, reforça que um evento como esse pode abrir inúmeras oportunidades para os estudantes, indicando um possível futuro campo de atuação. “Os alunos são protagonistas neste processo. Estão atuando no planejamento, organização e divulgação do evento em todas as suas fases”, afirmou a professora.

Para o diretor do Setor de Humanas, Letras e Artes da Unicentro (SEHLA), Odinei Fabiano Ramos, é gratificante saber que os professores e alunos do setor estão comprometidos com o fortalecimento da democracia. “Fico feliz por saber que os mais de 1.200 alunos e 170 professores ligados ao setor de ciências humanas, letras e artes terão então a oportunidade de discutir de perto o futuro de Guarapuava”, afirma o diretor.

DIREITO
Além dos alunos do Decs, o curso de Direito também vai participar. Os futuros advogados vão analisar, durante a realização do debate, os pedidos de direito de resposta. Uma equipe de futuros jornalistas, auxiliados pelos estudantes de direito, também serão responsáveis por realizar o Fact Checking ao vivo das falas dos candidatos.

“Participando do debate e fazendo a análise do que é o exercício democrático, os alunos aprendem isso em sala e vão exercitar aqui. Como o direito de resposta, análise de direitos fundamentais. Então eles vão verificar no debate aquilo que aprendem em sala de aula”, disse a professora do departamento de direito, Tássia Teixeira de Freitas Cavalli.