Projeto quer proibir decretação de lockdown em Guarapuava

O texto foi protocolado na terça-feira (8) e deverá ser analisado pelas comissões da Câmara de Vereadores antes de ser analisado pelo plenário

O Projeto de Lei (PL) 11/2022, assinado pelo vereador Rodrigo Crema (PSL), propõe vedar a decretação de lockdown em Guarapuava. 

De acordo com a justificativa do PL, “todo trabalho é essencial, pois é dele que se garante o sustento da pessoa e consequentemente a dignidade humana”. Nesse sentido, o vereador ressalta que “não há como fazer qualquer distinção entre um trabalho e outro”. 

“Recentemente uma análise feita por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins revelou que as medidas de “lockdown” tiveram nenhum ou baixo impacto sobre a redução de mortes causadas pela Covid-19. Estima-se que as restrições tenham diminuído a mortalidade em apenas 0,2%”, afirma Crema no PL. “Os grandes impactos da medida foram sentidos no campo econômico e social.”

Na prática, caso o PL seja aprovado e sancionado, ficará vedada a decretação de lockdown na “terra do lobo bravo”, compreendendo a medida como quando “se estabelece normas rígidas de bloqueio total de qualquer tipo de atividade lícita ou direitos do cidadão”.

“Diante disso, conclui-se que medidas restritivas como o lockdown não podem mais ser admitidas em nosso município, pelos motivos expostos anteriormente”, completa.

O texto foi protocolado na terça-feira (8) e deverá ser analisado pelas comissões da Câmara de Vereadores antes de ser analisado pelo plenário.

Deixe um comentário