Prefeito de Guarapuava discute Melhor em Casa e Rede Oncológica em Agendas em Brasília
Reuniões com integrantes do governo federal na área da Saúde marcaram o primeiro dia de atividades dos representantes de Guarapuava em Brasília
Nesta segunda-feira (20), o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, acompanhado da secretária de Saúde, Chayane Andrade Ceroni, e o secretário de Habitação, Airson Horts, iniciou uma série de agendas importantes em Brasília. As atividades começaram na Secretaria de Saúde do Distrito Federal, onde foram discutidos temas essenciais para a melhoria dos serviços de saúde em Guarapuava.
Durante o primeiro encontro, a equipe de Guarapuava convidou representantes da Secretaria de Saúde federal para participarem do II Simpósio Internacional de Atenção Domiciliar – II SINAD, a ser realizado em Guarapuava. Este evento, intitulado “Atenção Domiciliar: Cuidar e Ser Cuidado”, busca discutir a superação do modelo de saúde centrado no ambiente hospitalar e promover novas práticas que enfoquem a integralidade do cuidado em saúde no domicílio.
“A atenção domiciliar é uma estratégia fundamental para ampliar a cobertura e a qualidade dos serviços de saúde, oferecendo cuidados no conforto do lar do paciente”, destacou o prefeito Celso Góes. Ele ressaltou a importância do programa Melhor em Casa, ativo desde 2014 em Guarapuava, que atende todo o Município com uma equipe multiprofissional.
Mariana Borges Dias, coordenadora-geral de atenção domiciliar, elogiou o programa “Melhor em Casa” de Guarapuava, mencionando que ele já é referência no Brasil, estando entre os cinco melhores do País e ocupando a segunda posição no ranking nacional. Mariana, que é uma palestrante confirmada no simpósio, falou da importância do evento. “Estamos comprometidos em fortalecer a atenção domiciliar, e este evento será uma oportunidade para discutirmos boas práticas, desafios e inovações nesta área”, destacou.
Em um segundo encontro, Rejane Leite de Souza Soares, da Atenção Ambulatorial Especializada, e sua equipe receberam o prefeito e os secretários para discutir a criação de uma rede de oncologia em Guarapuava. O projeto, denominado “GuaraOnco”, tem como objetivo salvar vidas por meio da detecção precoce do câncer e tratamento oportuno.
Rejane elogiou a iniciativa e destacou a importância de consolidar a assistência oncológica no País. “O projeto GuaraOnco representa um avanço significativo na promoção de cuidados centrados no paciente, integrando conhecimentos científicos e práticas inovadoras”, afirmou.
“Nosso objetivo é reduzir a mortalidade e a morbidade causadas pelo câncer, melhorando a qualidade de vida dos nossos pacientes”, explicou Chayane Andrade. “Queremos garantir que todos os pacientes tenham acesso ao diagnóstico e tratamento em tempo adequado, conforme as leis vigentes”, completou.
Por fim, a equipe de Guarapuava solicitou um aumento no valor de custeio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Batel. “A UPA do Batel é essencial para nosso Município, e o aumento de recursos permitirá aprimorar ainda mais os serviços prestados à população”, finalizou o prefeito Celso Góes.