Pitanga sedia evento sobre desenvolvimento sustentável de cidades

Evento tem como objetivo apresentar as estratégias desenvolvidas pelo estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação da Agenda 2030 e potencializar o alcance das metas e objetivos da Agenda 2030 nas cidades

O município de Pitanga, na região Centro do Estado, sedia nesta quinta-feira (26), a partir de 9h30, o evento presencial “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”. Será na rua Rosalvo Petrechen, 490, no Centro da cidade.

O evento tem como objetivo apresentar as estratégias desenvolvidas pelo estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação da Agenda 2030 e potencializar o alcance das metas e objetivos da Agenda 2030 nas cidades.

É um encontro que conta com a parceria estratégica da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro). Entidades envolvidas: Cedes (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) do Governo do Estado do Paraná, em parceria com a Estratégia ODS, que conta com o apoio da União Europeia, e como parte do Acordo de Cooperação dos 5 Motores para Sustentabilidade no Estado, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Paranacidade, Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

Segundo informações, a cerimônia de adesão ao Programa Cidades Sustentáveis e à Estratégia ODS marcará o evento, quando os(as) prefeitos(as) presentes serão convidados(as) para assinatura do documento que incorpora seu município à Rede ODS e como desdobramento dará acesso à Plataforma Cidades Sustentáveis, onde são disponibilizadas ferramentas e metodologias que integram os módulos de Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã, entre outros.

PROGRAMAÇÃO
Na programação, destaque para as presenças do presidente da Amocentro, Maicol Callegari Barbosa, que é também prefeito de Pitanga; e o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. Ambos farão a saudação de abertura.

Além da assessora de Projetos da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Miriam Barreto, que fará uma fala sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios. E da coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, que conversará sobre Metodologias e Ferramentas para a implementação dos ODS – Plataforma PCS.

Deixe um comentário