Luzia Noriler é pré-candidata a prefeita de Guarapuava pelo Patriota

Em entrevista concedida ao CORREIO nesta sexta-feira (18), a última com os postulantes ao cargo de chefe do Executivo antes do início da campanha eleitoral, Noriler afirma que é preciso fazer uma renovação na política guarapuavana

A advogada Luzia Noriler foi oficializada no dia 5 de setembro, durante convenção partidária, como pré-candidata a prefeita de Guarapuava pelo Patriota.

A chapa da legenda é considerada “pura”, já que Guaracy Ribas, do mesmo partido e que tem uma longa trajetória na política guarapuavana, é pré-candidato a vice-prefeito.

Em entrevista concedida ao CORREIO nesta sexta-feira (18), a última com os postulantes ao cargo de chefe do Executivo antes do início da campanha eleitoral, Noriler afirma que é preciso fazer uma renovação na política guarapuavana, proporcionando um crescimento em diferentes setores, como saúde, educação, cultura e esporte.

“Tem vários segmentos que precisam ser abrangidos e olhados com maior carinho, eu diria”, pontua a advogada. “Guarapuava precisa crescer muito, tem 200 anos. Guarapuava, na verdade, fica atrás de cidades como Pato Branco, Cascavel, Londrina e Toledo. Eu acho que nós precisamos mudar isso”.

Além disso, no seu ponto de vista, é primordial que o próximo gestor dê atenção à saúde pública e ao saneamento básico em alguns bairros periféricos da cidade, fazendo uma administração com ética e respeito à população.

RELATO
De acordo com a pré-candidata, sua entrada no campo da política ocorreu após um problema de saúde de sua mãe, que fazia um tratamento oncológico em Cascavel. Lá, ela viu as dificuldades das pessoas que precisam sair de Guarapuava para se tratar em outros locais.

“Sendo que Guarapuava, já nessa época [referindo-se ao ano de 2010], teria o porte, teria como ter um Hospital do Câncer. Minha maior dificuldade, que eu tive, foi ver a doença acontecendo na minha família, na família das outras pessoas, e não poder fazer nada”, relata.

MULHER
Noriler conta que ocupou o cargo de vice-presidente de um partido político em 2017, participando das eleições gerais de 2018 como suplente ao Senado Federal. Em 2019, a convite de Evandro Roman, que é deputado federal, e de Lineu Tomass, assumiu a presidência do diretório municipal do Patriota.

A pré-candidata acredita que é primordial a participação da mulher – na história de Guarapuava, nenhuma candidata concorreu ao cargo de prefeita -, abrindo espaço e incentivando que outras guarapuavanas integrem a política.

“Quando eu fui indicada pelo partido a sair pré-candidata à Prefeitura de Guarapuava, [foi] porque eles viram e conheceram minha história de vida, analisaram toda minha história, e, assim, eles falam que tem que ser guerreira para assumir um pleito”, destacando que as mulheres precisam exercer seu direito de cidadania. “Nós não podemos ficar só reclamando da política, que a política é isso ou aquilo. Nós temos que avançar e tentar melhorar, e se nós não tomarmos partido, no sentido de querer que as mulheres ocupem mais espaço na política, nós não vamos conseguir isso”.

Inclusive, a advogada diz que fica “muito feliz” com a intenção de outras pré-candidatas concorreram à Prefeitura.

LEGISLATIVO
Na disputa pelas cadeiras da Câmara de Vereadores, o diretório do Patriota não fechou com chapa completa, mas espera eleger ao menos dois parlamentares, segundo Noriler.

Já na majoritária, o Patriota decidiu não coligar com nenhum outro partido.

“Nós queremos fazer uma transparência na política mesmo. Porque se nós coligássemos com outros partidos, poderiam vir exigências”, adiantando que a chapa deve ser registrada até a próxima semana.