Governo entrega 14 ambulâncias para o Samu Regional

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, a intenção da aquisição das viaturas é reequipar o Samu, que ainda estava numa roupagem antiga. Ele também pontuou que Guarapuava era a única cidade em que o serviço era municipal

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou, nesta quarta-feira (9), 14 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional. Os veículos são destinados à 5ª Regional de Saúde e, com isso, a cobertura do serviço chega à 100% no estado paranaense.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, a intenção da aquisição das viaturas é reequipar o Samu, que ainda estava numa roupagem antiga. Ele também pontuou que Guarapuava era a única cidade em que o serviço era municipal.

“A nossa macrorregião, ou seja, envolvendo 20 municípios, ficava desassistida. Em uma tratativa junto com o Governo do Estado e através do empenho do prefeito Celso Góes, nós iniciamos há dois anos as conversações para que a gente implantasse a regionalização do Samu dentro da nossa microrregião de Guarapuava”, afirmou Pires.

“Esse contingente de quase 500 mil pessoas contará agora, além das viaturas, das ambulâncias do tipo Alfa e tipo Bravo, teremos uma Central de Regulação”.

O titular da pasta pontua que, a partir da Central, que ficará instalada na “terra do lobo bravo”, o atendimento aos municípios será facilitado, pois eles terão acesso às unidades de urgência e emergência.

“A população contará com um serviço muito mais capacitado e especializado, e essas ambulâncias vêm para agregar à frota, aumentar a capacidade resolutiva e para que a gente possa atender demandas dos 20 municípios”, completou.

Veículos são destinados à 5ª Regional de Saúde e, com isso, a cobertura do serviço chega à 100% no estado paranaense (Foto: Redação)

REGIÃO
O prefeito Celso Góes destacou que a implementação do Samu Regional vai mudar não só a saúde do guarapuavano, mas dos moradores de toda a região.

“É um dia de grande vitória”, citando que o município possuía apenas duas ambulâncias. “E mesmo assim fizemos um grande trabalho até agora”.

Também presente na entrega, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ressaltou a atuação de Guarapuava na área da saúde e disse que o atendimento será feito com “respeito e carinho” aos cidadãos do Centro-Sul do Paraná.

“A partir de alguns dias já vamos ter essas ambulâncias rodando, é um verdadeiro atendimento pré-hospitalar, um ‘hospital sobre rodas’, ajudando a diminuir tempo de ação, abordagens nas rodovias, abordagens nas cidades”, pontuou o secretário estadual.

Os novos veículos serão distribuídos em bases do Samu Regional nos municípios de Guarapuava, Pinhão, Pitanga e Laranjeiras do Sul. “Estamos virando a chave da saúde da história da Guarapuava”, completou Celso.

COBERTURA
Beto Preto também destacou que o Paraná passa a ter 100% de cobertura do serviço descentralizado. Em 2019, a abrangência era de 68%.

“Aqui em Guarapuava, hoje, a gente assina os 100% da regionalização do Samu. Claro, temos dificuldades, atender saúde não é fácil, todo dia é uma demanda nova, uma dor diferente, mas estamos tentando, junto com os municípios, abraçados, fazer um grande esforço para que as coisas possam acontecer da maneira possível”.

Beto Preto destacou que o Paraná passa a ter 100% de cobertura do serviço descentralizado (Foto: Redação)
Deixe um comentário