Governo entrega 14 ambulâncias para o Samu Regional
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, a intenção da aquisição das viaturas é reequipar o Samu, que ainda estava numa roupagem antiga. Ele também pontuou que Guarapuava era a única cidade em que o serviço era municipal
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou, nesta quarta-feira (9), 14 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional. Os veículos são destinados à 5ª Regional de Saúde e, com isso, a cobertura do serviço chega à 100% no estado paranaense.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, a intenção da aquisição das viaturas é reequipar o Samu, que ainda estava numa roupagem antiga. Ele também pontuou que Guarapuava era a única cidade em que o serviço era municipal.
“A nossa macrorregião, ou seja, envolvendo 20 municípios, ficava desassistida. Em uma tratativa junto com o Governo do Estado e através do empenho do prefeito Celso Góes, nós iniciamos há dois anos as conversações para que a gente implantasse a regionalização do Samu dentro da nossa microrregião de Guarapuava”, afirmou Pires.
“Esse contingente de quase 500 mil pessoas contará agora, além das viaturas, das ambulâncias do tipo Alfa e tipo Bravo, teremos uma Central de Regulação”.
O titular da pasta pontua que, a partir da Central, que ficará instalada na “terra do lobo bravo”, o atendimento aos municípios será facilitado, pois eles terão acesso às unidades de urgência e emergência.
“A população contará com um serviço muito mais capacitado e especializado, e essas ambulâncias vêm para agregar à frota, aumentar a capacidade resolutiva e para que a gente possa atender demandas dos 20 municípios”, completou.
REGIÃO
O prefeito Celso Góes destacou que a implementação do Samu Regional vai mudar não só a saúde do guarapuavano, mas dos moradores de toda a região.
“É um dia de grande vitória”, citando que o município possuía apenas duas ambulâncias. “E mesmo assim fizemos um grande trabalho até agora”.
Também presente na entrega, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ressaltou a atuação de Guarapuava na área da saúde e disse que o atendimento será feito com “respeito e carinho” aos cidadãos do Centro-Sul do Paraná.
“A partir de alguns dias já vamos ter essas ambulâncias rodando, é um verdadeiro atendimento pré-hospitalar, um ‘hospital sobre rodas’, ajudando a diminuir tempo de ação, abordagens nas rodovias, abordagens nas cidades”, pontuou o secretário estadual.
Os novos veículos serão distribuídos em bases do Samu Regional nos municípios de Guarapuava, Pinhão, Pitanga e Laranjeiras do Sul. “Estamos virando a chave da saúde da história da Guarapuava”, completou Celso.
COBERTURA
Beto Preto também destacou que o Paraná passa a ter 100% de cobertura do serviço descentralizado. Em 2019, a abrangência era de 68%.
“Aqui em Guarapuava, hoje, a gente assina os 100% da regionalização do Samu. Claro, temos dificuldades, atender saúde não é fácil, todo dia é uma demanda nova, uma dor diferente, mas estamos tentando, junto com os municípios, abraçados, fazer um grande esforço para que as coisas possam acontecer da maneira possível”.