Galeria Lilás é inaugurada na Câmara de Guarapuava

Sessão solene para inauguração fez parte das comemorações de 170 anos do Poder Legislativo de Guarapuava

A noite de quarta-feira (31) marcou um momento especial para a política guarapuavana. O Poder Legislativo Municipal inaugurou a Galeria Lilás, uma iniciativa que tem como objetivo oficializar o reconhecimento, o respeito e a importância da trajetória das mulheres para a política do nosso município.

Localizada logo ao lado da entrada principal do Plenário, na Câmara de Vereadores, a Galeria Lilás exibe fotos das atuais e ex-vereadoras da cidade. Essa é uma maneira de assegurar o reconhecimento público da Casa de Leis sobre o papel das mulheres na política. Além disso, simboliza aquilo que continuará sendo construído a partir da entrada de novas mulheres na política. 

“No que depender de nós, na presidência, nós vamos trabalhar sim para aumentar o número de mulheres representando tantas outras. Espero que daqui alguns a gente possa comemorar não só as mulheres que aqui estão, mas dezenas e centenas de outras”, disse o presidente do Poder Legislativo, Pedro Moraes. 

Instaurada pela resolução 2 de 2022, de autoria da vereadora  Procuradora da Mulher,  Bruna Spitzner (Podemos), a Galeria Lilás destaca a atuação histórica das vereadoras que já passaram pelo legislativo municipal. “Em 170 anos tivemos apenas 12 mulheres ocupando esses lugares, mas que são lembradas pela população de Guarapuava. Eu me sinto honrada de ter sido a autora do projeto que faz lembrança do passado delas. Se estamos aqui é porque elas abriram o caminho para nós”, compartilhou a vereadora às homenageadas.

BANCADA FEMININA

E essa mudança já começou. Desde o ano passado, Guarapuava conta oficialmente com uma Bancada Feminina no Poder Legislativo Municipal. 

O projeto, de autoria das quatro vereadoras: Professora Terezinha (PT), Cris Wainer( PT), Profª Bia (MDB) e Bruna Spitzner (Podemos), institui a Bancada Feminina regimentalmente e reafirmou a importância do papel político das mulheres de forma efetiva na política guarapuavana.

HOMENAGEADAS

Na sessão solene, às atuais e ex-vereadoras receberam flores e também um pin comemorativo dos 170 anos do Poder Legislativo de Guarapuava. Além disso, durante o evento foram entregues as homenagens oficiais da galeria.

Confiram as homenageadas que estiveram presente:

Marli Rosa

A comunicadora e ex-vereadora também recebeu uma moção de aplausos e congratulações por seus 34 anos de atuação no rádio.

Almira Rosa Eidam Angeluci (In memorian)

A ex-vereadora, já falecida, foi representada por sua Neta Emanuelly Angelucci, que recebeu, além da homenagem, uma Moção de Aplausos e Congratulações por sua atuação política.

Neuzi Gonçalves do Nascimento

Ela também recebeu uma Moção de Aplausos e Congratulações por ter marcado a história das mulheres na Política Guarapuava.

Maria José Mandu Ribeiro Ribas

A vereadora recordista de votos em uma única eleição, e que esteve por mais mandatos no Poder Legislativo, recebeu o Título de Cidadã Honorária. A proposta foi do vereador Pedro Moraes, sendo concedida pela Lei 3229 de 2021.

Maria Magdalena Nerone

A professora, pesquisadora e autora também recebeu uma Moção de Aplausos e Congratulações pelo papel desempenhado na história dos 170 anos do Poder Legislativo.

Eva Schran de Lima

A ex-vereadora e ex-vice-prefeita, e primeira Secretária Municipal de Políticas Públicas para mulheres, além da homenagem ,recebeu o título de Cidadã Honorária, proposto pela vereadora Bruna Spitzner e concedido pela lei 3457 de 2023.

Nerci Aparecida Guiné

A ex-vereadora, que durante sua passagem pelo legislativo ocupou o cargo de 1ª secretária da Mesa Diretiva, recebeu, além de sua homenagem, uma Moção de Aplausos e Congratulações por sua contribuição com a política guarapuavana.

Além delas, Professora Terezinha (PT), Profª Bia (MDB),  Cris Wainer (PT) e Bruna Spitzner (PT) também receberam a homenagem e estarão eternizadas na Galeria Lilás.

*Assessoria

Deixe um comentário