Ex-vereador guarapuavano Cleto Tamanini morre aos 73 anos

Tamanini sofreu um AVC e ficou 29 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Paranaguá

O ex-vereador Cleto Tamanini (73 anos) faleceu na madrugada desta quarta-feira (25) vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. A informação foi confirmada pelo advogado João Nieckars, amigo de Cleto. 

Ele estava internado há 29 dias em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Paranaguá, no Litoral do Paraná; o velório ocorre nesta quarta, na Capela Mortuária Pax Cristo Rei, com sepultamento às 8h desta quinta-feira (26), no Cemitério Parque dos Eucaliptos, em Guarapuava. 

“Cleto era um amigo. Um conselheiro. Tinha energia e sabedoria invejáveis. Ficará na minha memória e no meu coração”, disse Nieckars. “Nosso abraço forte a toda família Tamanini. Gisele, Junior, nossas orações estão com vocês.”

LEGISLATIVO

Em uma nota de pesar, a Câmara de Vereadores de Guarapuava lamentou a morte de Tamanini, destacando a sua contribuição para o município. “Cleto era uma pessoa muito sábia, estudiosa, e com certeza deu sua contribuição ao Legislativo. Naturalmente tínhamos nossas diferenças políticas, mas reconheço sua importância como legislador, empresário, servidor público e cidadão de Guarapuava. Certamente construiu a sua história e deixa a sua marca”, afirmou João Napoleão (Podemos), presidente do Legislativo Municipal. 

HISTÓRICO

Na política guarapuavana, ele assumiu a posição de vereador na legislatura de 2013 a 2016, eleito pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC). 

Depois, em 2014, disputou uma vaga como deputado estadual e, em 2016, foi candidato a vice-prefeito de Guarapuava na chapa encabeçada pelo doutor Antenor Gomes de Lima.

Em relação à sua militância política, Cleto atuou no Movimento Democrático Brasileiro (DEM) na época da Ditadura Militar e foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Guarapuava. 

Formado em Letras pela Universidade Católica do Paraná e em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, Tamanini foi auditor fiscal na Receita Estadual. Inclusive, fez parte da criação da Associação dos Funcionários Fiscais de Guarapuava (Afisguar).

Deixe um comentário