Deputada Cristina Silvestri propõe oferta de água gratuita em estabelecimentos comerciais do Paraná

Proposta vale para bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, hotéis, shopping centers e estabelecimentos similares

A deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o projeto de lei 1025/2023, que propõe o fornecimento gratuito de água potável para clientes de pontos comerciais do Paraná. A proposta vale para bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, hotéis, shopping centers e estabelecimentos similares.

“O acesso à água é um direito fundamental. Não é certo termos que pagar por isso”, defende a deputada Cristina. A justificativa do projeto também destaca as necessidades básicas dos clientes e a importância de promover hábitos saudáveis. O projeto de lei agora seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e demais comissões pertinentes da Alep.

Leis semelhantes já estão em vigor no estado do Sergipe, na cidade do Rio de Janeiro e em vários outros lugares do mundo.

SHOWS
No último mês de novembro, o Ministério da Justiça determinou que os espectadores de shows e festivais podem entrar nos eventos com sua garrafa de água e que os organizadores devem disponibilizar ilhas de hidratação e distribuir água potável quando fizer calor excessivo. A decisão foi tomada depois que uma jovem de 23 anos morreu e mais de mil pessoas desmaiaram durante a apresentação da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro.