Celso Góes participa da abertura da 1ª sessão legislativa de 2022

O gestor reforçou que, mesmo com o alto número de casos, a situação da Covid-19 em Guarapuava não é alarmante e que há um futuro otimista pela frente

Destaques da Saúde e um 2022 otimista foram abordados no discurso do prefeito de Guarapuava, Celso Góes, nesta segunda-feira (7), durante a 1ª sessão legislativa da Câmara Municipal. 

O gestor reforçou que, mesmo com o alto número de casos, a situação da Covid-19 em Guarapuava não é alarmante e que há um futuro otimista pela frente. 

“Comparado com a situação da alta de casos do ano passado, o sistema de saúde de Guarapuava não se encontra no seu limite, longe disso. Ano passado, enfrentamos uma onda terrível de casos graves, período em que tivemos que multiplicar o número de leitos de UTI para disponibilizar atendimento. Hoje, a maioria desses leitos foram fechados e estamos longe de estar sem vagas. Mesmo com a alta de casos, a situação é controlada”, enfatizou o prefeito Celso Góes.

Durante a sessão, Celso ressaltou também o trabalho da Secretaria de Saúde (SMS), durante o período pandêmico. Evidenciando as conquistas alcançadas durante esse período, como o progresso da vacinação contra a Covid-19. 

“Os óbitos que mesmo em menor número infelizmente ainda acontecem, estão relacionados a pessoas mais idosas e com muitas comorbidades, então precisamos sim manter certos cuidados, mas ao que tudo indica, estamos rumando para uma boa esperança de normalidade”, enfatizou. 

Em seu discurso, o prefeito constatou uma grande vitória oriunda do trabalho da SMS, que registrou uma nova queda na taxa de mortalidade infantil em Guarapuava, com índice de 7,7.  Ainda no mérito da saúde, foi ressalto o trabalho em conjunto com a Câmara de Vereadores, que em suas palavras, partiram de “audiências públicas históricas”, que mudaram os rumos do município, como a implementação do Samu Regional, a implementação do Novo Consórcio de Saúde e a Abertura definitiva do centro de especialidades.  “Precisa ser um esforço conjunto de todos nós, para continuarmos no nosso principal foco em comum, trazer o maior número possível de melhorias para Guarapuava”, reiterou o prefeito.

Celso aproveitou a oportunidade para destacar  também a arrecadação bruta do município em 2021, de 525 milhões de reais, além de atestar uma economia de 10% nos gastos do ano passado, com uma sobra de 56 milhões nos cofres municipais. “Esse valor não gasto pelo município, mesmo depois de um ano pandêmico cheio de despesas, acaba sendo prova que a situação econômica de Guarapuava está ótima”, explicou o prefeito.

A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador João Carlos Gonçalves. Além do Prefeito Celso Góes e da bancada de vereadores do município, estavam presentes na sessão os secretários: Sávio Denardi (Desenvolvimento Econômico), Itacir Vezzaro (Agricultura), Milton Roseira (SEMER), Paulo Dirceu (Planejamento Urbanístico), Adalberto de Campos (SETRAN), Priscila Scharan (SPPM), Fernando Damiani (SMH), Leonardo Rauen (SECOM), Daniel Frahm (Secretaria Executiva) e o Prof. Pablo Almeida (Educação).

Deixe um comentário