Celso Góes participa da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília
Durante o evento, autoridades municipais de todo o país se reuniram para debater questões que impactam diretamente as administrações
O prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania), esteve ativamente envolvido na 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), realizada nesta terça (28) e quarta-feira (29), em Brasília, no Distrito Federal. Acompanhado pela secretária de Saúde, Chayane Andrade, o chefe do executivo municipal participou de discussões que abordaram temas cruciais, incluindo desafios urbanos, reformas tributárias, mudanças climáticas, e especialmente, o piso da enfermagem e questões relacionadas à saúde.
Durante o evento, autoridades municipais de todo o país se reuniram para debater questões que impactam diretamente a administração municipal. Góes ressaltou a importância da participação de Guarapuava nessas discussões nacionais e destacou o compromisso com a busca por soluções que beneficiem todos os municípios.
“Estamos aqui para pensar juntos em soluções que aliviam a sobrecarga financeira dos municípios, mantendo a qualidade do atendimento à população. Tivemos um grande corte no orçamento dos municípios que prejudicam nosso município. Seguimos nessa busca por caminhos que beneficiem a todos”, enfatizou.
A secretária de Saúde, Chayane Andrade, reforçou o engajamento do município em temas cruciais para a saúde pública, destacando a relevância da discussão sobre o piso da enfermagem.
“Estamos aqui para compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas que fortaleçam a saúde pública em nossos municípios. A discussão sobre o piso da enfermagem é crucial para garantir condições adequadas de trabalho e, consequentemente, uma assistência de qualidade à população”, salientou.
MINISTRA
Além disso, o evento contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, que destacou a necessidade da união de esforços para fortalecer o sistema de saúde do país. As discussões incluíram a destinação de recursos para a pasta, implementação do piso da enfermagem, e a retomada das atividades do Consórcio Conectar.
“Acredito que mais recursos para saúde são fundamentais. O gasto público em saúde no Brasil, em relação aos outros países, é baixo. A pasta vai aumentar, nos próximos dois anos, o investimento na área em R$ 75,4 bilhões”, discursou.
A abertura da reunião contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente em exercício, Geraldo Alckmin; presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes; vice-governadora do DF, Celina Leão; vice-presidente do Banco do Brasil, Felipe Prince; e presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo e, os prefeitos e prefeitas das maiores cidades do Brasil.