Beto Richa diz que principal objetivo da Federação PSDB/Cidadania é ter candidatos às prefeituras

O deputado federal e presidente do PSDB-PR, Richa, e o ex-deputado e presidente do Cidadania-PR, Rubens Bueno, percorrem as principais cidades do Estado para arregimentar filiados e explicar o funcionamento da Federação formada entre os dois partidos, visando às eleições municipais de 2024

A Federação PSDB/Cidadania Paraná promoveu encontro regional na tarde desta sexta-feira (4), em Guarapuava. Centenas de filiados, políticos e lideranças partidárias compareceram ao evento que foi comandado pelo deputado federal e presidente do PSDB-PR, Beto Richa, e o ex-deputado e presidente do Cidadania-PR, Rubens Bueno.

Em conversa com o CORREIO, Richa explicou que ambos têm percorrido o Estado para orientar os correlegionários dos dois partidos sobre o funcionamento da composição entre tucanos e Cidadania, que foi uma decisão nacional. “Caminhar juntos nas eleições, embora cada partido tem sua vida própria. Nós estamos passando por todo o Paraná, levando a nossa mensagem”, explicando que existe certa angústia entre os filiados para saber como vai funcionar essa Federação nas eleições municipais de 2024.

Segundo o deputado, existe um bom entrosamento, uma boa sintonia entre os dois partidos, exemplificando que o Cidadania esteve junto nas últimas eleições e, antes, compôs o seu governo. “E mais do que isso: existe uma boa afinidade ideológica. Não é uma aproximação por conveniência pessoal, por oportunismo”.

Ao longo desses encontros regionais, o ex-governador do Estado sente uma receptividade local. Já percorreram de 20 a 25 cidades polo do Paraná, faltando ainda passar pelo Litoral, Ponta Grossa e Curitiba.

Richa diz que o principal objetivo da Federação é participar das próximas eleições, no ano que vem. “Principal objetivo é termos candidatos às prefeituras do maior número de cidades do Paraná. Uma ênfase maior nas grandes cidades paranaenses”.

Assim, a ideia é apresentar candidaturas próprias na majoritária e lançar boa chapa de vereadores, com candidatos competitivos às Câmaras Municipais.

No caso de Guarapuava, o político destaca que o município sempre foi um grande reduto do PSDB e do Cidadania, citando o ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, a atual deputada estadual Cristina Silvestri e o saudoso Cezar Silvestri, que foi chefe da Casa Civil quando Richa foi governador do Estado. “E do lado do Cidadania, o prefeito Celso Góes”.

Rubens Bueno é presidente do Cidadania-PR (Foto: Redação/Correio)

GUARAPUAVA
Segundo Rubens Bueno, essa caminhada pelo Estado é para construir às eleições de 2024. “Estamos muito animados com a nossa Federação”.

Ele aponta que a chamada Capital da Cevada e do Malte tem um prefeito da composição, que é Celso Góes, e uma estrutura de vereadores. “Guarapuava é um centro forte da Federação. Então, vislumbrar um resultado bastante efetivo no ano que vem. É isso que nós queremos”.

Bueno não sai candidato nas eleições de 2024, preferindo apoiar os companheiros de Federação. “E sempre vamos construir um momento novo. Esse é o nosso papel. É qualificar, melhorar e ver o que pode contribuir para que, cada vez mais, a política seja um ambiente do bem comum”.

CANDIDATURA
Por sua vez, Beto Richa ainda não definiu se sai candidato em 2024. Ele diz que está concentrado no trabalho em Brasília, onde exerce o mandato de deputado federal. “Vou avaliar melhor, ainda não sei”.

Em retrospecto, ele se recorda da grande parceria quando era governador com o então prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. “Fizemos grande investimentos em Guarapuava”, citando as viagens para o município, anunciado recursos para o Contorno, as duplicações, caso da PR 466, o Hospital Regional Bernardo Ribas Carli, o Centro de Especialidades Médicas, pavimentação asfáltica, segurança pública, educação, entre outros. “Volume expressivo de recursos para essa importante cidade do Paraná”.

Deputada estadual Cristina Silvestri, durante discurso (Foto: Redação/Correio)

MULHER
Presente ao evento, a deputada Cristina Silvestri destacou que a Federação permite andar de mãos dadas. Ela também falou sobre o papel da mulher na política, que tem mais participação e acolhimento.

“Vamos criar os partidos, vamos sair candidatos, vamos fazer no ano que vem a eleição com candidatos, com vocês”.

PRESENÇAS
Entre as presenças no encontro regional, destaque para a deputada estadual Cristina Silvestri, o presidente do Cidadania de Guarapuava, Antônio Carlos Mino, e o presidente da Câmara, Pedro Moraes; além de vereadores (de Guarapuava e região) e demais lideranças.

Foto: Redação/Correio
Deixe um comentário