Valorizar a produção cultural de um povo, diz secretária

De terça (16) a quinta-feira (18), Guarapuava sedia a 2ª Mostra de Arte Popular do Paraná. Concentrado no Teatro Municipal, o evento tem mesas-redondas, debates, palestras, feira de artesanato, apresentações de dança, entre outras atrações

Viola caipira, fandango, hip-hop, cultura indígena e quilombola, samba, capoeira, palestras, oficinas e feira de artesanato. Manifestações de cidades como Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Coronel Vivida, Cascavel e Apucarana passam pelo Teatro Municipal de Guarapuava a partir desta terça-feira (16). Tudo porque inicia a 2ª Mostra de Arte Popular do Paraná.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Seec), com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Guarapuava, Paraná Turismo e Conselho Estadual da Cultura (Consec), o encontro ocorre pela primeira vez no interior. Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, a escolha de Guarapuava para sediar a segunda edição da Mostra é consequência do investimento da administração Cesar Silvestri Filho no setor artístico. Afinal, a terra do lobo bravo inaugurou um equipamento público (o Municipal) em 2018.

Nosso Teatro é um dos mais bonitos e estruturados do Paraná, além de sermos ricos em cultura, então é justo que tenhamos aqui um evento estadual como a Mostra de Arte Popular, comemorou o prefeito Cesar Silvestri Filho, via assessoria.

O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, destacou que a estrutura do novo Teatro Municipal foi fundamental na escolha da cidade sede. Sempre buscamos descentralizar as ações e decidimos realizar a segunda edição em Guarapuava, no recém-inaugurado Teatro Municipal, por oferecer excelentes condições de promovermos grandes apresentações, falou, via AEN.

ARTE

Na avaliação da secretária Doraci Senger Luy, um evento como a Mostra de Arte Popular é uma forma de valorizar a produção cultural do povo do Paraná. Por isso, a programação inclui apresentações de grupos de fandango, indígenas, urbanos, caipiras e quilombolas, com destaque para um representante guarapuavano (Paiol de Telha).

É uma forma de trazer a Guarapuava para que o público conheça essas manifestações tradicionais e populares, disse Luy, durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (15).

Encontro reúne manifestações populares de diversas regiões do PR (Foto: Seec)

PROGRAMAÇÃO

A reunião do Conselho Estadual de Cultura, na terça-feira (16), às 9h, marca o início da programação. Já no começo da tarde, às 14h, será aberta a Feira de Artesanato Paranaense, que vai funcionar nos três dias do evento.

E, às 20h, tem a Orquestra Paranaense de Viola Caipira (Cascavel), às 20h, no Teatro Municipal. Os ingressos são gratuitos e limitados; por isso, devem ser retirados com antecedência na bilheteria do local do show, entre 9h e 11h30, na terça.

O segundo dia do evento começa às 9h com a palestra sobre dinâmicas da tradição e da cultura popular no Brasil, com Liliana Porto. Na sequência, às 10h, a doutora em antropologia da USP, professora Lorena Avellar, fala sobre culturas populares, políticas e direitos. A programação segue também no período da tarde. Às 16h, tem apresentação com o Grupo de Fandango Mestre Brasilio, de Paranaguá, e às 17h, apresentação com o grupo de Cultura Indígena Jykre Há.

Na quinta-feira (18), último dia da mostra, às 9h, acontece a palestra Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, com a socióloga pernambucana Jacira Franca. Ainda pela manhã, uma mesa redonda, composta por técnicos e artistas populares, vai debater os desafios das manifestações populares e tradicionais. As atividades da manhã se encerram com a exibição do documentário Benzedeiras de Ponta Grossa.

Durante a tarde, as atividades continuam, às 15h30, o Grupo Coletivo Afrossambas de Ponta Grossa se apresenta e às 17h, é a vez do Grupo Fogança de Dança folclórica de Maringá. Às 18h20, o grupo de Hip Hop de Londrina, Hustle Rockers diverte o público. Em seguida, o grupo de hip-hop SULReal I'a Crew, de Apucarana encerra a programação da 2ª Mostra de Arte Popular.

SERVIÇO
2ª Mostra de Arte Popular
De 16 a 18 de outubro
Teatro Municipal de Guarapuava
Rua Padre Chagas, 3151. Guarapuava
Mais informações: (41) 3321-4779; e-mail [email protected] ou no SITE