Única profissão com mais de 100 possibilidades de atuação, Engenharia cresce no PR e na região de Guarapuava

Tanto em um contexto estadual quanto regional, os títulos profissionais com mais registros são de Engenheiro Agrônomo e Engenheiro Civil

Alguns títulos profissionais das Engenharias como o Engenheiro Agrônomo, Civil, de Produção, Florestal, de Alimentos, Ambiental, de Computação, Mecânico, são amplamente conhecidos pela sociedade, no entanto, estas são apenas algumas das possibilidades de atuação desta profissão que totaliza 102 títulos, distribuídos em oito modalidades.

Pesquisa do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aponta que nenhuma outra profissão no país atua em tantos segmentos da sociedade, já que pontos de contato entre as Engenharias e a realidade social são estabelecidos diariamente. Se pararmos para pensar, as pessoas são impactadas por atividades desenvolvidas por Engenheiros em quase todas as áreas do cotidiano, desde a construção civil, saúde, comunicação, logística, agrimensura, metalurgia, e uma infinidade de outras possibilidades distribuídas nos ambientes urbano, rural e online, observa o Gerente Regional do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Thyago Giroldo Nalim.

Um dos exemplos utilizados pelo Gerente Regional para ilustrar a diversidade das frentes de atuação e impactos sociais da profissão, aponta a relação entre a Engenharia Elétrica e a medicina. “Vamos pensar no Engenheiro Elétrico, uma das suas expertises é a atuação na área de manutenção de equipamentos hospitalares, garantindo o funcionamento dos mesmos para realização de exames médicos, explica.

CRESCIMENTO

Levantamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-PR) aponta que o número de Engenheiros registrados no Conselho, em dez anos, passou de 55 mil para 83 mil, representando um aumento de 35%. A região de Guarapuava segue a mesma linha de crescimento, entre 2010 e 2018, o número de registros aumentou de 1.925 para 3.201, totalizando uma percentagem positiva de 40%.

Outra característica similar entre o contexto estadual e regional é o protagonismo dos Engenheiros Civis e Agrônomos dentro da profissão. No Paraná, são 32.734 Engenheiros Civis e 16.637 Engenheiros Agrônomos registrados e, na região de Guarapuava, os Engenheiros Agrônomos assumem a primeira colocação com 1.164 registros, enquanto os Engenheiros Civis totalizam 1.137.

PROFISSÃO DO FUTURO

Para o professor da Universidade de Columbia (EUA), e um dos responsáveis pela criação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), Jeffrey Sachs, o mundo precisa dos engenheiros para evitar a destruição da biodiversidade, a catástrofe climática e o alastramento da pobreza.

Nesse sentido, o presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira, acredita que a Engenharia está no caminho do desenvolvimento sustentável, já que algumas das grandes transformações apontadas como essenciais pela ONU – como descarbonização da energia, uso sustentável do solo e desenvolvimento de cidades sustentáveis – são do seu campo de estudo. Lidar com os escassos recursos naturais, por meio de soluções que vêm da área de eficiência energética; propor soluções para processos e projetos, adotando conceitos de utilização racional dos insumos; além de soluções urbanas, preparando as cidades para receber bilhões de novos moradores; são alguns dos exemplos onde a Engenharia tem e terá papel fundamental, avalia.