Turvo criou 50 novas vagas de emprego até abril, diz secretaria

Dados divulgados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento apontam que as áreas de indústria de transformação, construção civil, comércio, serviços e agropecuária movimentaram a economia regional

Até o mês de abril de 2019, o mercado formal de Turvo (a 40 km de Guarapuava), registrou saldo positivo de 50 novas vagas de emprego.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), disponibilizados pela Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento, o município teve 318 novas contratações e 268 desligamentos.

Em números gerais, a economia foi aquecida pelas áreas de indústria de transformação (+90 postos) e serviços (+84). Mais tímidos, os setores de comércio (+56), agropecuária, extração vegetal, caça e pesca (+55) e construção civil (+4) também tiveram bom desempenho.

A secretaria divulgou os dados da Agência do Trabalhador, que se referem às contratações que foram intermediadas pelo órgão. Nesse caso, foram 145 novos postos de emprego.

A gente destaca três setores da nossa economia que são fortes: serviços, comércio e indústria. São os que mais empregam, afirmou Cezar Machado, titular da pasta.

MÉDIA

As informações divulgadas pela secretaria ainda apontam que Turvo vem mantendo, nos últimos anos, uma média estável no mercado formal. Em 2017, por exemplo, fora 893 contratações e 739 demissões; no ano passado, os números foram de 953 novos postos de emprego e 1.081 desligamentos.

Ele diminui um pouco e aumenta, mas a gente vem mantendo uma média. Tanto é que neste ano já foram mais de 318 colocações, afirma.

De uma maneira geral, Machado ressalta que há um predomínio do emprego em Turvo na administração direta e indireta. A Prefeitura é a segunda maior geradora de emprego. Em primeiro lugar está a Ibema [empresa instalada no município].

MENOR APRENDIZ

Além do saldo positivo no mercado de trabalho, o município também vem investindo no programa Menor Aprendiz. Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai), Turvo abriu 14 novas vagas para jovens do município.

De acordo com Cezar Machado, há um trabalho forte para garantir esse primeiro emprego. Destaco a valorização que a gente vem fazendo para empregar o jovem que está fazendo faculdade à noite, que tem o transporte gratuito por parte do município, mas que precisa trabalhar, diz.

As parcerias da administração também se estendem para outros municípios. Em relação ao programa, a empresa Rio Bonito, que fica em Boa Ventura de São Roque, recebeu muitos jovens turvenses, que posteriormente foram efetivados no quadro de funcionários. Temos um número bem bacana nesse primeiro emprego, finaliza.

CAPACITAÇÃO

Para fazer frente à demanda de emprego, a secretaria está investindo na capacitação dos trabalhadores. No total, cerca de 250 pessoas já se formaram nos cursos oferecidos pela pasta em seu Centro de Capacitação.

Entre as áreas ofertadas, destacam-se os cursos de técnico em administração (68 formados), informática (53) e técnico em serviços públicos (41).