Guarapuava, 08 de dezembro de 2019
Esporte

Em entrevista ao CORREIO, a atleta guarapuavana Camile Tavares Freitas diz que o nível dos seus adversários era ‘altíssimo’, e que foi uma ótima experiência participar da competição

-

A guarapuavana Camile Tavares Farias retornou recentemente do México com o importante título do Campeonato Panamericano de Judô, na categoria sub-15. Aos 14 anos, a jovem competiu com oito atletas de países como Estados Unidos, Equador e Colômbia.

Em entrevista ao CORREIO, ela conta que treina judô e jiu-jitsu durante a semana, além de musculação, funcional e outras práticas que integram sua rotina. Em linhas gerais, Camile diz que o nível dos adversários “era altíssimo”, e que todas as lutas foram muito difíceis. “Eram somente os campeões de cada país”.

Adepta do esporte desde os sete anos, a guarapuavana afirma que sente que a academia é sua segunda casa, e que “competir traz uma paz enorme”.

Além disso, ela ressalta que foi uma grande emoção representar o Brasil no campeonato. “Uma experiência maravilhosa, com novas amizades. Competir contra outros países é um sonho de muitos atletas, se não de todos”, diz.

TÉCNICA

O título alcançado no México é resultado de um treinamento regrado e intenso feito por Camile na academia de judô Randori/Guairacá.

“Treinamos vários eixos de segunda a sexta. Repassamos técnicas de judô, jiu-jitsu com regras voltadas ao judô, musculação, treinamento funcional, além de acompanhamento psicológico. Estamos em diálogo constante com a escola dela para que tudo caminhe em sintonia”, explicou o treinador Fernando Felipe de Lima Santos.

APOIO

Para a competição no México, Camile teve apoio da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e Recreação.

“Camile é uma atleta dedicada e diferenciada, forte candidata a representar o país em uma futura olimpíada. Enquanto órgão público, é uma grande satisfação ajudar os atletas locais a elevarem o nome do município no esporte internacional”, destacou o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida.

Veja Também