Temporal rápido pode atingir Guarapuava nesta terça (18)

Após uma tarde de muito calor, o tempo fechou na famosa “terra do lobo bravo”; são previstos 7,5 mm

A terra do lobo bravo teve um dia de muito calor nesta terça-feira (18), com os termômetros batendo na casa dos 31° C – a mínima não caiu abaixo dos 19° C. 

Agora, no final da tarde, o tempo virou e um rápido temporal pode cair sobre Guarapuava, conforme alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda (17). Todo o Paraná está sob “alerta laranja”, com risco de tempestades.

Imagens do radar do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) mostram que uma pequena e intensa área de instabilidade está se deslocando para a cidade. A previsão é que chova cerca de 7,5 mm no município nas próximas horas. 

Reprodução/Simepar

PARANÁ

De acordo com o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib, do Simepar, as áreas e linhas de instabilidade avançam sobre as regiões paranaenses nesta tarde. […] ocasionando pancadas de chuvas intensas, muitas trovoadas e rajadas de vento moderadas a fortes, disse em nota publicada às 16h51. 

A mudança nas condições climáticas ocorre devido à presença de uma frente fria que avança pelo oceano, na altura do Sul do Brasil. Na maior parte do Paraná, as precipitações ocorrem entre a tarde e noite de hoje, diz o instituto, alertando para o risco de temporais.

Às 16h58, a Defesa Civil divulgou um comunicado alertando para o risco de chuvas intensas, raios e vendavais nas regiões Norte, Noroeste, Sudoeste e Campos Gerais do Paraná, com vigência para as próximas 6h.