Temporal provoca alagamentos e ventos de 58,6 km/h em Guarapuava

Até as 15h desta quinta-feira (18/outubro), o acumulado de chuvas era de 40 milímetros no município. Na avenida Aragão de Mattos Leão Filho, o rio que passa por baixo da ponte estava bastante agitado no período da tarde

A quinta-feira é chuvosa em Guarapuava. Não bastasse o histórico de quase duas semanas de precipitações diárias, esse dia 18 de outubro teve um verdadeiro temporal por volta do meio-dia, com rajadas de ventos e trovões estourando nos céus do município.

Consequentemente, a Defesa Civil de Guarapuava registou alagamento no Jardim das Américas devido aos rios mais cheios. Ao CORREIO, um morador desse bairro confirmou que as águas invadiram casas.

No total, foram atendidas 35 ocorrências no município, com volume de chuvas acumulado de 48 milímetros (entre 11h e 15 h desta quinta-feira). Aliás, a maior precipitação se deu justamente no horário das 12h, com 28,4 mm, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

No caso dos ventos, a maior velocidade também ocorreu ao meio-dia, com 14,5 km/h; e rajadas de 58,6 km/h. Depois, às 13h, a velocidade baixou para 27,5 km/h e rajadas em 47,9 km/h.

Também foram registrados destelhamentos e queda de árvores nos bairros Morro Alto, Santana, Trianon, Santa Cruz e Boqueirão.

Por volta de 15h, o rio da antiga avenida Cascavel estava bastante agitado

Na avenida Aragão de Mattos Leão Filho (antiga Cascavel), o rio que passa por baixo da ponte estava bastante agitado no período da tarde; e o mesmo foi constatado na região da Praça da Fé. Pudera, as chuvas se mantiveram contínuas após o temporal de mais cedo.

Já no Centro da cidade, placas e calhas foram levados pelo vento, juntando-se a galhos de árvores espalhados pelas ruas.

Segundo o Simepar, ocorreram temporais no início da tarde desta quinta-feira (18/outubro) no interior do Estado. Inclusive, a Defesa Civil do Paraná havia avisado pela manhã sobre a possibilidade de chuvas intensas, raios e vendaval na região Centro-Sul do Paraná. De fato, ocorreu isso mesmo.

SEXTA

Nesta sexta-feira (19/outubro), a previsão do Simepar é de que as instabilidades mais significativas são previstas para a metade norte do Paraná e sobre o estado de São Paulo, com chuvas e trovoadas isoladas.

Em Guarapuava, a probabilidade é de muitas nuvens nos céus, com precipitação acumulada em 0 mm e apenas 10% de chances de chuvas. Os ventos devem ficar em 6 km/h (velocidade) e 68 km/h (rajadas).

 

********Matéria atualizada às 16h30 de 19/10/2018