Sintesu vota por greve na Unicentro; Adunicentro fará assembleia nesta quarta (26)

A principal pauta da greve geral é o pagamento da data-base desde ano. Além disso, funcionalismo exige um plano para quitar os valores atrasados, que já somam 17%

Em uma assembleia realizada nesta segunda (24), o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Unicentro (Sintesu), que representa funcionários e professores da instituição, deliberou por acompanhar o funcionalismo estadual e deflagrar greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira (27), já que é necessário cumprir um prazo de 48 horas previsto em lei. 

Danny Jessé Nascimento, presidente da entidade, afirmou que a paralisação deve começar fortalecida.

Os servidores estão muito preocupados com a defasagem. [A adesão] ainda deve aumentar nos próximos dias, disse, acrescentando Sintesu possui 355 filiados, sendo 220 agentes universitários e 135 professores. 

A bronca do funcionalismo paranaense é com o não pagamento de um reajuste de 4,94% nos salários, valor referente às perdas inflacionárias dos últimos 12 meses. Além disso, os trabalhadores exigem um plano para quitar uma reposição de aproximadamente  17%, que vem crescendo desde 2016. 

ASSEMBLEIA

O Sindicato dos Docentes da Unicentro (Adunicentro), que possui aproximadamente 230 professores filiados, realizará uma assembleia geral na tarde desta quarta-feira (26) para definir se a categoria para ou não suas atividades.

O clima é para greve. Mas, só a assembleia decide, afirmou o professor Geverson Grzeszczeszyn, presidente do sindicato. 

Se for aprovada, a entidade precisa comunicar a reitoria da instituição com uma antecedência de 48 horas. A mobilização, então, deve começar na sexta (28) à noite ou a partir de segunda-feira (1° de julho).