Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite atraiu 150 pessoas

O simpósio foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de outubro. Ao todo, 150 pessoas participaram, entre produtores rurais, estudantes e profissionais da área

A 2º edição do Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite foi considerada por mais um ano como um evento importante para o desenvolvimento do setor leiteiro da região. O evento foi promovido pela Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite do Sindicato Rural, com patrocínio e apoio de diversas entidades e empresas parceiras.

A programação iniciou na noite da quarta-feira (4), com a abertura oficial, onde participaram autoridades, representantes de empresas, cooperativas e entidades do setor, produtores rurais e estudantes.

O presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, recepcionou os convidados ressaltando a importância de eventos como o simpósio para que o setor leiteiro produza cada vez mais e com maior qualidade.

O diretor financeiro da Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep), João Luiz Rodrigues Biscaia, também esteve presente ao evento. É um prazer estar mais uma vez em Guarapuava e no Sindicato Rural, na abertura de um evento tão importante para o setor leiteiro da região, exaltou em sua fala, complementando que é conversando e discutindo os problemas que vamos desenvolver o setor. Crise? Temos sempre, não é a última e nem a primeira. Mas são em eventos como este que nós aprendemos mais e evoluímos para vencer as dificuldades.

Após a cerimônia, adultos e crianças se divertiram assistindo o show de mágica e humor, com o mágico paranaense Andrey Mandrake.

Palestras

Durante toda a quinta-feira (5), os participantes assistiram a diversas palestras técnicas sobre diversos temas: 10 índices zootécnicos que todo produtor de leite deveria conhecer (Prof. Rodrigo de Almeida – UFPR);  Fatores nutricionais que afetam o Leite instável não-ácido (Zootecnista Leopoldo Los – Frísia); Compost barn  (Zootecnista Edgar Moser Neto – DSM Tortuga); Case de sucesso com a produtora rural Marlene Kaiut, de Carambeí (PR); Estratégias alimentares para bovinos leiteiros, com enfoque nas culturas de inverno (Pesquisador Elir de Oliveira – IAPAR); Período de transição – como preparar sua vaca para o parto (Veterinário Alceu Miguel Jr Draszevski – DSM Tortuga).

Durante todo o dia, houve a participação de empresas parceiras do evento, com exposição em seus estandes das tecnologias mais recentes para produção leiteira.

Visitas técnicas

No dia sexta-feira (6) a programação incluiu visitas técnicas em propriedades leiteiras da região. Na parte da manhã a visita foi na Fazenda Jersey Pletz, propriedade de Eduardo Pletz, em Entre Rios. Lá, o produtor que iniciou há três anos na atividade, relatou como foi começar do zero, formando um rebanho de qualidade e construindo uma estrutura tecnificada e funcional, relatando como foi sua evolução em pouco tempo no leite.

Já durante a tarde, a visita foi na Fazenda Sol Nascente, propriedade de Suzana Rickli e filhos (Campina do Simão). A propriedade trabalha com o leite há três anos e optou há um ano e meio pelo sistema compost barn. Os produtores puderam visualizar como funciona na prática o sistema e conferir detalhes da construção da estrutura física.