Serviços e Comércio impulsionam geração de empregos em Guarapuava

Segundo dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o maior município do terceiro planalto paranaense gerou no total 123 novas vagas com carteira assinada ao longo do mês de setembro deste ano

Depois de amargar resultados negativos, o mercado de emprego formal em Guarapuava reagiu em setembro, criando 123 novas vagas. O dado oficial é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os principais responsáveis pelo saldo positivo são dois setores na economia guarapuavana: Serviços e Comércio.

O primeiro gerou 97 postos de trabalho com carteira assinada ao longo de setembro. Em outras palavras, isso significa que o número de contratações (463) ficou acima das demissões (366), o que representa uma alta de 0,74%.

Na verdade, o desempenho dos Serviços em Guarapuava não é um caso isolado entre as cidades pesquisadas pelo Caged no mês passado. Em todo o Paraná, esse setor teve saldo de 4.341.

Já o Comércio criou 53 novos postos de trabalho formal no maior município do terceiro planalto paranaense. Ou seja, 490 admissões contra 437 desligamentos em setembro, o que dá uma variação positiva de 0,45%. No cenário estadual, esse setor também se saiu bem, com 1.723 novas vagas.

Voltando a Guarapuava, o resultado positivo de setembro também teve a contribuição da Indústria de Transformação, com 18 postos. Aliás, é um ramo que vem se destacando no Paraná, com 1.923 postos de trabalho com carteira assinada em setembro.

Antes do atual balanço do Caged, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia detectado essa tendência, destacando o Estado com o maior índice de crescimento na atividade industrial do país entre janeiro e agosto, com 6,5%. No consolidado do ano foram 7.565 novas vagas no setor, aumento de 1,19% em relação a 2018.

NEGATIVO

Na outra ponta do Caged de setembro, Guarapuava registrou três setores com resultado negativo: Administração Pública, com perda de 31 postos; Agropecuária (-12); e Construção Civil (-5).

ANO

Com perdas recentes na geração de emprego, o maior município do terceiro planalto paranaense sofre com um ano ruim.

Entre janeiro e setembro de 2019, Guarapuava perdeu 196 postos com carteira assinada. Ou seja, as 12.891 admissões ficaram abaixo das 13.087 demissões.

Mas, nos últimos 12 meses, o jogo se inverte: 221 novos empregos, segundo o Caged. Trocando em miúdos, a terra do lobo bravo teve número de contratações (16.919) acima dos desligamentos (16.698), entre setembro de 2018 e setembro de 2019.