Sem acordo, Campeonato Amador é cancelado

Dirigentes dos clubes participantes recusaram proposta financeira sobre taxas de arbitragem e desistiram de participar da edição 2017 do tradicional certame

O tradicional Campeonato Amador de futebol de Guarapuava está cancelado em 2017. Sem acordo com a Prefeitura, os dirigentes dos clubes participantes – Aprovale, Danúbio, Madeirit, Ampa e Guará – decidiram abrir mão da participação na competição.

Com isso, o Amador está cancelado. Em documento oficial, o presidente da Liga de Futebol de Guarapuava (LFG), Dirceu Antonio Dal Maz, o Dirceu Pato, comunicou a decisão coletiva dos cartolas guarapuavanos na tarde desta sexta-feira (22). O motivo alegado para a desistência dos clubes é a negativa da Prefeitura em arcar integralmente com os custos de arbitragem dos jogos.

Em conversa com o CORREIO, Pato explicou que há muitos anos a administração municipal era responsável pelas despesas, constituindo-se em um hábito tradicional. Mas o secretário municipal de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, acenou apenas com 50% dos custos, inviabilizando para os clubes a participação no Amador, diz o presidente da LFG, destacando que as agremiações sofrem com a crise econômica.

Por isso, os dirigentes tomaram a decisão unânime de desistir do certame que iniciaria neste domingo (24), com dois jogos no adulto; sem contar a tabela com o juvenil. É um grande prejuízo para o esporte amador de Guarapuava, completa Pato.

RECURSOS

Em contato com a reportagem, o secretário Pablo Almeida explicou que a primeira proposta da Prefeitura era custear integralmente as despesas com taxa de arbitragem do Amador Juvenil; e assumir o custeio de alimentação e taxas de arbitragem do campeão do adulto deste ano que disputaria a Taça Paraná em 2018.

Mas, na reunião desta sexta-feira, Almeida alegou que os clubes queriam o subsídio integral das duas modalidades do Amador (adulto e juvenil). Infelizmente, não podemos arcar com todos os custos, principalmente porque temos outras modalidades para apoiar, destacando as obras e os R$ 5 milhões investidos pela gestão Cesar Silvestri Filho em estrutura esportiva nos últimos anos.

Nesse sentido, Almeida lamenta que os dirigentes não tenham gostado da decisão, optando pelo cancelamento do Amador 2017. A gente quer que o campeonato aconteça, mas não podemos ir além das nossas condições.

Segundo o secretário, a gestão pública deve investir nas categorias de base, por isso o aceno com o apoio integral ao Juvenil do Amador.

Mesmo assim, Almeida lembra que a Secretaria já investiu no custeio de despesas da equipe que disputou a Taça Paraná em 2017; isso sem contar os convênios com clubes amadores. Já gastamos este ano pouco mais de R$ 30 mil com o futebol amador, diz, reforçando que os custos com taxas administrativas envolvem outros esportes praticados em Guarapuava. O momento também é de contenção de despesas, por isso precisamos dividir melhor o orçamento, finaliza.

PREJUÍZOS

Historiador do futebol local, Dirceu Pato (ex-jogador do Batel) lembra que a última vez que não houve disputa do Amador foi em 1957, quando ocorreu a construção do estádio do Guarapuava Esporte Clube.

Além do prejuízo imediato, o cancelamento do campeonato 2017 pode acarretar em consequências mais graves, pois os clubes são registrados na Federação Paranaense de Futebol (FPF) e o campeão é habilitado para disputar a Taça Paraná.

REVERSÃO

Otimista, Dirceu Pato acredita que a decisão do cancelamento do Campeonato Amador 2017 ainda possa ser revertida futuramente. Às vezes, é preciso dar um passo para trás, pensando num salto para frente.

Mas, por enquanto, a rodada inaugural do certame, neste fim de semana, já está prejudicada.

 

******Matéria com acréscimo de informações, às 16h30 de 22/09/2017