Economia

Secretária tem expectativa de 20 mil inscritos em concurso da Prefeitura

O edital da seleção foi divulgado nesta semana e as inscrições iniciam no próximo dia 19 de novembro. A prova objetiva será aplicada nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro
A secretária municipal de Administração, Denise Abreu Turco (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

Desde 2012, a Prefeitura de Guarapuava não abria um grande concurso público para preencher vagas no serviço Público Municipal. Por isso, a divulgação nesta semana do edital para provimento de cargos efetivos e formação de cadastro de reserva é visto com grande expectativa pela comunidade.

Tomando como base a demanda deste ano dos Processos Seletivos Simplificados (PSS), cujo objetivo é a contratação temporária, a secretária municipal de Administração, Denise Abreu Turco, acredita em um número expressivo de inscritos no concurso público. “Jogando um pouco baixo, uns 20 mil”, diz, em entrevista ao CORREIO.

Aliás, o prazo de inscrições é de 19 de novembro a 6 de dezembro deste ano, exclusivamente pela internet, CLICANDO AQUI, através do site da Fauel (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A taxa de inscrição varia entre R$ 60 e R$ 100, de acordo com o cargo escolhido. A prova objetiva será aplicada nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, nos períodos da manhã e tarde, o que possibilitará aos interessados se inscreverem para até quatro cargos distintos desde que compatível com os dias da realização das provas.

Inclusive, a presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público, Anacir Vanz, acredita que a expectativa de 20 mil inscritos se justifica em função do ineditismo em relação aos dois dias de provas. “A gente vai oportunizar dois domingos consecutivos para as provas, no período da manhã e da tarde. Cada candidato vai poder se inscrever em até quatro cargos, conciliando de acordo com o grau de escolaridade”, explica. A realização de provas em datas diferentes é uma tendência que tem dado certo em outras cidades.

A presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público

Turco acrescenta que a aplicação do concurso nesse formato também facilita para a organização do concurso. Ou seja, desafoga a logística de transporte e acomodação dos candidatos nos locais de prova. Sem contar, claro, o impacto positivo no comércio (restaurantes, por exemplo) e no setor hoteleiro.

Tanto a secretária quanto a presidente da comissão acreditam que o concurso pode atrair “concurseiros” dos municípios da região, do Paraná e até de outros estados.

VAGAS

O concurso público aberto pela Prefeitura de Guarapuava tem pouco mais de 70 vagas para 53 cargos em níveis fundamental, médio, técnico e superior, com previsão de contratação imediata. Além da formação de cadastro de reserva (que são aqueles que não foram chamados de imediato, mas vão compor vagas para convocação de acordo com a demanda futura).

O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Para mais informações, consulte o edital do concurso AQUI. Aliás, a recomendação é de leitura atenta ao documento.