Secretária tem expectativa de 20 mil inscritos em concurso da Prefeitura

O edital da seleção foi divulgado nesta semana e as inscrições iniciam no próximo dia 19 de novembro. A prova objetiva será aplicada nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro

Desde 2012, a Prefeitura de Guarapuava não abria um grande concurso público para preencher vagas no serviço Público Municipal. Por isso, a divulgação nesta semana do edital para provimento de cargos efetivos e formação de cadastro de reserva é visto com grande expectativa pela comunidade.

Tomando como base a demanda deste ano dos Processos Seletivos Simplificados (PSS), cujo objetivo é a contratação temporária, a secretária municipal de Administração, Denise Abreu Turco, acredita em um número expressivo de inscritos no concurso público. Jogando um pouco baixo, uns 20 mil, diz, em entrevista ao CORREIO.

Aliás, o prazo de inscrições é de 19 de novembro a 6 de dezembro deste ano, exclusivamente pela internet, CLICANDO AQUI, através do site da Fauel (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento), da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A taxa de inscrição varia entre R$ 60 e R$ 100, de acordo com o cargo escolhido. A prova objetiva será aplicada nos dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, nos períodos da manhã e tarde, o que possibilitará aos interessados se inscreverem para até quatro cargos distintos desde que compatível com os dias da realização das provas.

Inclusive, a presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público, Anacir Vanz, acredita que a expectativa de 20 mil inscritos se justifica em função do ineditismo em relação aos dois dias de provas. A gente vai oportunizar dois domingos consecutivos para as provas, no período da manhã e da tarde. Cada candidato vai poder se inscrever em até quatro cargos, conciliando de acordo com o grau de escolaridade, explica. A realização de provas em datas diferentes é uma tendência que tem dado certo em outras cidades.

A presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do Concurso Público

Turco acrescenta que a aplicação do concurso nesse formato também facilita para a organização do concurso. Ou seja, desafoga a logística de transporte e acomodação dos candidatos nos locais de prova. Sem contar, claro, o impacto positivo no comércio (restaurantes, por exemplo) e no setor hoteleiro.

Tanto a secretária quanto a presidente da comissão acreditam que o concurso pode atrair concurseiros dos municípios da região, do Paraná e até de outros estados.

VAGAS

O concurso público aberto pela Prefeitura de Guarapuava tem pouco mais de 70 vagas para 53 cargos em níveis fundamental, médio, técnico e superior, com previsão de contratação imediata. Além da formação de cadastro de reserva (que são aqueles que não foram chamados de imediato, mas vão compor vagas para convocação de acordo com a demanda futura).

O concurso tem validade de dois anos, prorrogável por uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Para mais informações, consulte o edital do concurso AQUI. Aliás, a recomendação é de leitura atenta ao documento.