Secretaria quer revitalizar o Campo Municipal e inaugurar nove quadras

Em entrevista ao programa de webtv ‘Fala Secretário’, produzido pela Prefeitura de Guarapuava, o secretário municipal de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, apresentou o planejamento de 2019 e fez um balanço de 2018

Quadras, Centro de Iniciação Esportiva, novos projetos, Campo Municipal. O ano de 2019 promete para a área esportiva em Guarapuava. Ao menos, nos planos do secretário municipal de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida.

Em entrevista ao programa de webtv Fala Secretário, produzido pela Prefeitura de Guarapuava, Almeida avisou que grandes projetos estão no radar da pasta para este ano. Inauguraremos mais nove quadras e mais um ginásio, que é o CIE: Centro de Iniciação Esportiva do Morro Alto.

Além disso, o secretário afirmou também que a Prefeitura pretende lançar um grande projeto focado nas pessoas que frequentam as praças e parques de Guarapuava para a prática de exercícios físicos. Basicamente, a ideia é avaliar e orientar os usuários dos equipamentos públicos, como é o caso, por exemplo, das academias ao ar livre. Como temos instalados equipamentos em várias praças e vários parques, tem a preocupação também do nosso prefeito de que tenhamos lá profissionais instruindo quanto à prática do exercício.

Para 2019, Almeida quer revitalizar o famoso Campo Municipal que funciona no complexo esportivo do Ginásio Joaquim Prestes. Segundo ele, o planejamento consiste em instalar playground para as crianças, grama sintética e sistema de iluminação. Realmente, vai virar uma praça esportiva e uma praça de lazer, onde a família poderá frequentar à noite e o futebol amador poderá ser jogado durante a semana à noite e nos finais de semana.

E, finalizando os planos para o ano, a Secretaria de Esportes e Recreação dará continuidade ao projeto Verão na Praça, que funcionou bem no período 2018/2019; e terá à disposição uma van entregue pela deputada estadual Cristina Silvestri (PPS). O veículo será utilizado para transporte dos atletas a competições e também para o pessoal da Secretaria em trabalhos.

O secretário municipal de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, durante
atividades do projeto 'Verão na Praça' em 2018 (Foto: Arquivo/Correio)

BALANÇO

No balanço de 2018, um dos destaques de Pablo de Almeida foi o maior projeto de iniciação esportiva que Guarapuava já teve. Nós iniciamos o projeto Escola de Campeões, que atende todos os bairros de nossa cidade e também os distritos em várias modalidades, afirmou, durante a entrevista ao Fala Secretário.

Ele contou que, desde o início, o prefeito Cesar Silvestri Filho pediu para pôr professores para trabalhar com crianças, jovens, adolescentes e idosos nos novos e revitalizados espaços esportivos de Guarapuava.

Ao longo do ano passado, a Secretaria investiu em equipamentos públicos em locais como as praças, a Lagoa das Lágrimas, o Parque do Trianon, a Praça da Ucrânia, o Parque das Crianças e o Parque das Araucárias. Isso sem contar a instalação de playground para crianças e academias ao ar livre com acessibilidade.

Nosso intuito, além de promover o esporte, também é promover o bem-estar, o lazer, a recreação, atendendo a todos. Desde a criança até o idoso, afirmou o secretário, destacando que a preocupação do poder público municipal é dar atenção às pessoas que querem mais saúde e qualidade de vida.