Sábado (15) é dia D da campanha de vacinação em Guarapuava

Todos os guarapuavanos que tenham entre 5 e 59 anos devem procurar o sistema público de saúde e conferir se a vacina está em dia. Além disso, o alerta é para quem possui entre 20 e 29 anos, já que esse grupo precisa receber uma dose extra

É hora do esforço concentrado e da mobilização para enfrentar o sarampo. Neste sábado (15), Guarapuava intensifica as ações de prevenção com o Dia D de vacinação contra essa doença.

Todos os guarapuavanos que tenham entre 5 e 59 anos devem procurar o sistema público de saúde e conferir se a vacina está em dia. Além disso, o alerta é para quem possui entre 20 e 29 anos, já que esse grupo precisa receber uma dose extra da vacina.

É muito importante que as pessoas façam adesão do Dia D para ampliarmos nossa cobertura vacinal e diminuirmos a chance de circulação do vírus em nossa cidade, explicou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

No sábado o atendimento será intensificado, com funcionamento em horário comercial no Cisgap, UBS Morro Alto e UBS Entre Rios II. A equipe do Entre Rios II fará o atendimento na comunidade Banhados, das 9h às 11h30, e no Paiol, das 13h às 15h30. Além da carteirinha de vacinação, é necessário levar um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

PARANÁ

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo começou na segunda-feira (10) e segue até o dia 13 de março. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar o público mais infectado pela doença até agora, os jovens com idade entre 20 e 29 anos. Neste sábado (15), haverá o Dia D, e os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso à população.

De acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), menos de 1% deste grupo está imunizado. Os dados mostram que temos cerca de 600 mil jovens em nosso Estado e que apenas 5,2 mil foram vacinados no último ano. Este é exatamente o público mais afetado, são 52% do total de pacientes confirmados com sarampo, disse o secretário Beto Preto.

Temos o panorama e sabemos quem é que está mais suscetível, é preciso lembrar, reforçar e instruir as pessoas a tomarem a vacina, afirmou o secretário. É a única forma de prevenção. Embora não seja uma doença que estivesse comum em anos anteriores, o sarampo é muito contagioso e perigoso. As consequências podem aparecer anos depois e as complicações podem levar à morte, acrescentou.

VACINAS

O Paraná possui 1.852 salas de vacinação dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e mais de 1,2 milhão de doses da vacina tríplice viral para a campanha. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

BOLETIM

O boletim epidemiológico publicado na quinta-feira (13) confirmou que 850 pessoas já receberam a confirmação do diagnóstico de sarampo no Estado. Destas, 447 têm idade entre 20 e 29 anos, 219 estão na faixa de 10 a 19 anos, 94 registros entre 30 e 39 anos, 46 são pessoas na faixa de idade acima dos 40 anos e 44 pacientes confirmados com menos de 10 anos.

SERVIÇO

O atendimento ocorre em todas as UBS de Guarapuava, exceto no Feroz e nas Unidades de Pronto Atendimento, entre 8h e 17h. No Cisgap, o atendimento ocorre das 7h às 11h15 e das 13h às 16h45.