Richa quer gabinete como ‘extensão’ dos municípios do Paraná

O ex-governador visitou Guarapuava na última sexta-feira (10), durante a 43ª Expogua. Pré-candidato ao Senado Federal, Beto Richa diz que valorizará a figura dos prefeitos paranaenses em um eventual mandato em Brasília

Assim como foi sua administração à frente do Paraná, o ex-governador Beto Richa (PSDB) quer exercer um cargo com perfil municipalista no Senado Federal a partir de 2019, caso seja eleito no pleito deste ano. O tucano ainda não está oficialmente em campanha, pois a legislação não permite, mas visitou a 43ª edição da Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), na última sexta-feira (10).

Antes disso, ele recebeu a imprensa em uma entrevista coletiva em um hotel da cidade. Reconhecendo a importância dos prefeitos paranaenses, ele afirmou que pretende transformar seu gabinete em Brasília, num eventual mandato, em uma extensão dos municípios. Volte e meia, os prefeitos estão em Brasília em pautas municipalistas, avaliou, destacando que é preciso aumentar os recursos dos prefeitos para prover a população. Nesse sentido, Richa criticou a alta concentração de verbas em Brasília. É preciso revisar o Pacto Federativo.

O pré-candidato ainda acrescentou que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) depende da situação econômica do país. Em cenários positivos, a arrecadação tende a subir. Como exemplo, ele citou o período em que foi governador do Estado. Era uma época em que ajustou as contas e o ICMS, atraindo indústrias ao Paraná e revertendo recursos para os municípios.

Hoje vivemos o maior ciclo industrial da nossa história. Eu consegui resgatar a confiança do setor produtivo, com diálogo, investimento em infraestrutura, com o Porto de Paranaguá eficiente, disse.

Ao lado do ex-governador na entrevista, o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho afirmou que é importante ter um senador atuante. Durante esses seis anos à frente da Prefeitura de Guarapuava, Cesar Filho contou que nunca foi procurado, nem pela assessoria de algum senador, para a discussão de qualquer projeto que seja relevante para o município.

POLO

Para o prefeito, a terra do lobo bravo é uma das maiores cidades do Paraná, um polo regional, com função estratégica para o desenvolvimento da região Centro-Sul do Estado. É inegável que há sim um ‘vazio’ enorme nesse aspecto de falta de representação voltada para os municípios no Senado Federal. Em temas importantes, como infraestrutura, pois a gente tem um déficit enorme em questões voltadas a ferrovias, avaliou Cesar Filho, criticando a preocupação dos senadores com pautas político-partidárias.

Por isso, o gestor guarapuavano se sente entusiasmado em apoiar o nome de Beto Richa para o Senado. Na sua ótica, o ex-governador conhece a realidade dos 399 municípios do Paraná.