Rádio web abre espaço para a comunidade do Residencial 2000

A rádio Dois Mil é administrada pela Associação dos Moradores, e busca atender as demandas da população para trazer melhorias ao bairro

Falta de luz nas ruas, divulgação de projetos sociais, limpeza no bairro e outras inúmeras demandas; estas são pautas comuns, mas que até um mês atrás eram pouco abordadas no Residencial 2000, em Guarapuava.

Essa realidade mudou a partir da criação da rádio web comunitária Dois Mil, idealizada juntamente com a Associação dos Moradores do bairro. O trabalho só se tornou possível graças à ideia de Messias de Farias, que montou o estúdio nos fundos da própria casa. O grande objetivo da rádio é estar em prol de todos da comunidade, para que nós possamos estar vendo o que as pessoas aqui do bairro necessitam, afirma o criador do projeto.

Ela funciona o dia todo, e hoje conta com programações de entretenimento e informação. Um dos programas transmitidos é o Fala Morador, apresentado pelo professor Marcos Fernandes às terças-feiras, a partir de 19h30. Além de apresentador, ele também é o presidente da Associação dos Moradores, e usa o veículo como ponte para atender as demandas da comunidade. A ideia do meu programa é saber da comunidade o que a Associação precisa fazer e o que está sendo feito, explica.

Outros programas também já estão definidos na grade de apresentações, como o Miller Esportes, apresentado nas segundas-feiras às 19h30, e o programa gospel Melhor Lugar do Mundo, que começa a partir das 17h. A rádio ainda está engatinhando, mas a ideia é expandir ainda mais a nossa programação, afirma Messias. Nos outros dias e horários, diversas músicas são transmitidas.

POPULAÇÃO

Hoje, a presença das rádios comunitárias busca mostrar a necessidade que existe em dar voz para a população, ressaltando os interesses dos moradores. Elas servem como um instrumento que estimula a construção do poder dos cidadãos, e não é diferente com a rádio Dois Mil.

A estrutura permite total interação com os moradores do bairro, que entram em contato por meio das redes sociais. Durante as transmissões, os apresentadores ficam atentos nas plataformas digitais, buscando ressaltar os interesses da comunidade. Eles entram em contato conosco e fazem suas reivindicações, ressalta Messias.

Um dos programas transmitidos é o Fala Morador, apresentado pelo professor Marcos Fernandes às terças-feiras (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

TRANSMISSÃO

As transmissões são feitas de forma online, através de site (CLIQUE AQUI) e do aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente para o sistema Android (CLIQUE AQUI).

A ideia é transformar a rádio em FM, entretanto, o processo se torna um pouco mais burocrático.

A decisão de transmitir na web foi por unir o útil ao agradável; a plataforma permite a postagem de vídeos, notícias, anúncios e bate-papo para a interação entre moradores e apresentadores, criando uma espécie de rede da comunidade.

O trabalho só se tornou possível graças à ideia de Messias de Farias, que montou o estúdio nos fundos da própria casa (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

EXPECTATIVAS

No atual quadro, a rádio conta com a presença de quatro pessoas responsáveis pelo funcionamento. O objetivo agora é contratar um funcionário fixo, que possa operar e monitorar o veículo diariamente.

Em apenas um mês de criação, o retorno do público já tem sido significativo, e boa parte das demandas estão sendo atendidas por meio dos projetos sociais criados pela associação.

Além disso, a expectativa é contribuir ainda para a melhoria dos problemas da comunidade. Se deixar a gente voa. A rádio está no mundo, então a gente está sempre buscando algumas ideias novas para o crescimento dela, conclui Marcos.